Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Extensão

Ciclo de Debates discute Realidade Nacional à luz dos Pensadores Brasileiros
publicado: 15/06/2021 11h11 última modificação: 15/06/2021 12h49

O Professor Daniel Guerrini, do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, da UTFPR Campus Londrina, em parceria com o Prof. Renato de Oliveira, aposentado do Departamento de Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promove o “Ciclo de Debates: Clássicos Brasileiros e Identidade nacional”, a partir desta quarta-feira (16). A programação, que segue até o final do mês de novembro deste ano, contempla encontros quinzenais on-line, pela plataforma do google meet, sempre às quartas-feiras, das 14 às 15 horas.

A iniciativa, que propõe doze encontros sob o comando do Prof. Renato, visa propiciar discussões acerca da realidade nacional à luz de pensadores brasileiros. “A intenção é abrir um espaço de debates e reflexões sobre o momento atual do país, as crises políticas, econômicas e sanitárias que se tem vivido”, destaca Guerrini, coordenador do evento.

Oliveira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1993), com estágio pós-doutoral na Universidade Aberta da Catalunha, Barcelona, Espanha (2005-2006). Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Professor de Pós-Graduação na Universidade do Vale do Taquari e integrou a diretoria do Parque Tecnológico do Vale do Taquari, ambos em Lajeado, RS. Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS em 2000. Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do RS no período 2001-2002. Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS no período 2015-2016. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ética e Sociologia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, ensino superior, autonomia universitária, universidade brasileira, desenvolvimento regional e políticas de gestão em ciência e tecnologia. É consultor em gestão da inovação e ensino superior.

O ciclo é aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas no seguinte link:
https://forms.gle/KGpiCUrpfQ3Pzd7x6. Será emitido certificado de 12 horas aos inscritos que tiverem participação em todos os encontros.

Confira a programação completa:

1 - 16/06/21 - Pe. Antônio Vieira: a política da Fé em face da bruteza das gentes.
2 - 30/06/21 - José Bonifacio: o Iluminismo fora de lugar.
3 - 14/07/21 - Independência e II Império: as bases do patronato político brasileiro.
4 - 28/07/21 - Joaquim Nabuco: o profeta desarmado do liberalismo - I.
5 - 11/08/21 - Silvio Romero, Alberto Torres, Manuel Bomfim: a emergência de um "pensamento nacional".
6 - 25/08/21 - Abolição e Modernidade tardia das elites: a consolidação da sociedade dual.
7 - 08/09/21 - Ruy Barbosa - o profeta desarmado do liberalismo - II.
8 - 22/09/21 - A República e o Positivismo: os inventores da ditadura no Brasil.
9 - 06/10/21 - Euclydes da Cunha: o país em face da sua realidade.
10 - 20/10/21 - Da Casa Grande & Senzala aos Sobrados e Mucambos: a dinâmica da sociedade dual.
11 - 03/11/21 - Revolução de 30: a invenção de um Brasil.
12 - 18/11/21 - Revolucionários, reformistas e Conservadores no Ciclo Ideológico do Desenvolvimentismo.

Mais informações com o Prof. Daniel pelo e-mail danielguerrini@utfpr.edu.br.