Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > FAQ

Confira perguntas e respostas sobre as ADNPs
publicado: 16/06/2020 15h21 última modificação: 16/06/2020 15h21
ADNPs possibilitam a realização de atividades remotas de ensino (Imagem: Decom)

A UTFPR dará início, no dia 3 de agosto, às Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNPs), que tem por objetivo oportunizar a professores e alunos a realização de disciplinas na modalidade ensino remoto durante o período de suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As ADNPs foram discutidas e aprovadas pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional da UTFPR (Cogep).

Por se tratar de um regime novo, é natural que surjam muitas perguntas neste primeiro momento. Confira as principais dúvidas respondidas nas redes sociais oficiais da Universidade sobre o assunto; elas também ajudar a você no entendimento das ADNPs:

Quais disciplinas poderão ser ofertadas no regime ADNP?
Apenas as disciplinas que puderem ter toda a sua carga horária cumprida no formato ADNPs. Disciplinas de laboratório, com caráter experimental, não serão ofertadas remotamente.

Haverá um limite e/ou prioridade na oferta das disciplinas ofertadas por curso?
Cada curso poderá ter até 50% das suas disciplinas ofertadas no formato ADNP. Disciplinas optativas e de caráter eletivo não entram nesse cálculo e podem ser ofertadas livremente, caso possível de serem realizadas remotamente. Disciplinas que tenham formandos serão priorizadas.

Como será avaliada a viabilidade da oferta de cada disciplina?
Caso decida pela oferta da disciplina remotamente, o professor deverá fazer um planejamento com toda a programação da disciplina no formato de ADNP contendo, por exemplo, sistema de avaliação, horários para atendimento virtual aos alunos, e datas em que as aulas serão disponibilizadas. O estudante matriculado na disciplina receberá esse documento por e-mail juntamente com um pequeno questionário que deverá ser respondido num prazo de cinco dias. As respostas servirão de base para que o colegiado de curso aprove ou não a execução do planejamento do professor, bem como para que a UTFPR viabilize recursos eventualmente necessários, como empréstimo de equipamento, fornecimento pacote de dados para internet ou necessidades específicas alegadas.

Em que consiste o questionário que os alunos deverão responder?
O aluno deverá informar responder três questões básicas: se ele concorda com o planejamento elaborado pelo professor; se ele gostaria de participar da ADNP naquela disciplina e, por fim, se ele possui acesso a equipamento, conexão à internet ou precisa de algum auxílio mais específico que deverá ser relatado.

Como as respostas informadas pelos alunos serão avaliadas?
A concordância com o planejamento de, no mínimo, 75% dos matriculados é determinante para que a disciplina ocorra. Atenção: o estudante poderá aprovar o documento elaborado pelo professor, mas decidir por não participar da disciplina por outros motivos, garantindo sua vaga presencialmente para quando as atividades retornarem. Caso não seja possível contemplar as demandas solicitadas pelos alunos, a viabilidade de oferta remota da disciplina poderá ser descartada.

É possível cancelar a matrícula na ADNP?
A desistência da disciplina em ADNP poderá ser feita até a segunda semana de aula por meio de um comunicado feito diretamente ao professor da disciplina. Caso faça a desistência, o aluno ficará na mesma situação dos que optaram por não cursar e aguardará, dessa forma, o retorno das atividades presenciais. Após esse prazo, o aluno deverá realizar a ADNP proposta, estando sujeito a aprovação ou reprovação de acordo com o sistema de avaliação acordado.

Quando as atividades terão início?
O professor terá até o dia 12 de junho para apresentar o planejamento da ADNP e o aluno terá cinco dias para responder o questionário. Durante todo o mês de julho será feito um trabalho de avaliar a possibilidade de fornecer equipamento para acesso às aulas e pacote de dados de internet aos alunos, além de demandas específicas para PNEs ou alguma necessidade peculiar que venha a ser relatada. Dessa forma, as aulas no regime ADNP terão início no dia 3 de agosto.

Por qual canal o aluno será informado sobre as disciplinas?
Todos os comunicados oficiais da Universidade são encaminhados diretamente no endereço de email cadastrado no Portal do Aluno. Portanto, é importante que o estudante mantenha seu cadastrado atualizado. Os alunos que não responderem ao questionário encaminhado pelo professor serão automaticamente classificados como discordantes com a ADNP da disciplina.

O que acontecerá com os alunos que não cursarem as ADNPs?
Estes alunos não serão prejudicados e poderá cursar as disciplinas quando houver o retorno das atividades presenciais.

Confira o fluxograma do processo para oferta de ADNP.
Fluxo de etapas para o Regime Especial

Fonte: página da Reitoria.