Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Formação Superior

Formação Superior

Mãe e Filha viram na UTFPR uma oportunidade para mudar suas Vidas
publicado: 12/05/2023 19h07 última modificação: 12/05/2023 19h07

Às vésperas do Dia das Mães, formatando um vídeo em homenagem as “Mães” do Campus Londrina, encontramos uma história que mostra que o amor e a ligação entre uma mãe e uma filha podem ir até para o mundo acadêmico. Foi exatamente isso que aconteceu com a Isabella Francielle Gomes Correa, do curso de Engenharia Química, que incentivou sua mãe Antônia Borges Gomes a voltar a estudar e, desta forma, se qualificar para fazer a diferença no mercado de trabalho.

A futura Tecnóloga em Alimentos conta que ingressou no curso de Tecnologia em Alimentos no segundo semestre de 2019, dois anos depois da sua filha Isabella. Ao ver a evolução da filha, seu amadurecimento, responsabilidade e a sua empolgação ao falar do curso, Antônia resolveu fazer do sonho da filha o dela também, e mesmo receosa, com medo do preconceito em relação a sua idade e de ter dificuldade na aprendizagem, por fazer muitos anos que não frequentava uma sala de aula, decidiu que queria entrar na Universidade, e assim, ter uma profissão. “O amor que nos liga me fez ter coragem e dar um passo em direção a este sonho”, destaca.

Ao falar sobre o primeiro dia de aula, Antônia lembra que a sua filha Isabella a levou até a sala de aula, para que ela se sentisse acolhida. Ela lembra que desde o princípio foi muito bem recebida não só pela turma, como pelos professores, e mesmo com algumas dificuldades, pelos incentivos recebidos, seguiu se dedicando aos estudos para minimizar as dificuldades. “Hoje já estou quase finalizando o curso, inclusive realizei também o estágio obrigatório em uma indústria, com sucesso”, celebra.

A escolha pela UTFPR de ambas, se deu por ser uma Universidade Pública Federal, o que transmitia a elas a segurança de poder estudar em uma Instituição que verdadeiramente pudesse fazer delas ótimas profissionais, com uma “bagagem recheada de sabedoria”, enfatizam.

A filha, Isabella, futura Engenheira Química, relata que o curso trouxe a ela um olhar analítico, sendo incentivada constantemente a proatividade. Ao falar sobre suas experiências no curso, a acadêmica conta, com orgulho, que foi uma das fundadoras do Centro Acadêmico do curso e foi Capitã do Projeto Gravidade Zero, da Engenharia Mecânica, aprendendo resolver problemas de forma eficiente, como aplicações de melhorias na indústria e entendimento de equipamentos.

Hoje, além de mãe e filha, somos Universitárias com muita gratidão no coração, e podemos ajudar uma a outra em todos os momentos, e mesmo sendo um caminho árduo, busco incentivar outras pessoas a realizarem o seu sonho, afinal, nunca é tarde para se qualificar, e a UTFPR, por sua vez, pela formação de excelência que oferece, nos dá a chance de nos  tornamos grandes profissionais, a altura do mercado que trabalho”, conclui.