Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > III CIUL

III CIUL

Terceira Edição do Congresso Interdisciplinar da UTFPR Londrina e Semanas Acadêmicas reuniram cerca de 1.300 participantes
publicado: 29/09/2023 16h08 última modificação: 29/09/2023 16h08

O III Congresso Interdisciplinar da UTFPR Londrina (III CIUL), que também integrou as Semanas Acadêmicas de todos os cursos de Graduação do Campus (Semana de Atualização em Tecnologia de Alimentos, 1º EIPEQ -  Encontro de Inovação e Pesquisa de Engenharia Química, 3º SAEP – Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, 7º Jornada da Química, 7º SAEMA – Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais, 7º SEMEC – Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica e 15º STMA – Semana de Tecnologia e Meio Ambiente), alcançaram um público como nunca antes. Ao todo, os eventos reuniram cerca de 1.300 participantes, sendo 700 só no CIUL.

De acordo com uma das Coordenadoras do III CIUL, Profa. Alessandra Stevanato, no geral, a programação foi muito bem acolhida pelos participantes dado a relevância da temática em destaque, a qual foi "Inteligência Artificial aplicadas ao Desenvolvimento de Novas Tecnologias". “Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, aprender e ampliar seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial e algumas ferramentas que utilizam esta inovação em suas operações, como o  ChatsGPT e o Marchine Learning. Além disso, puderam vislumbrar algumas aplicações desta tecnologia na avaliação de materiais, na indústria do petróleo e na automação industrial, entre outras”, destacou a docente.

Já nas Semanas Acadêmicas, organizadas pelos Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, com o  apoio dos Coordenadores de Curso e outros professores, os ouvintes  ampliaram seus conhecimentos em áreas relacionadas, principalmente, à sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e inclusão social, além de terem participado de visitas técnicas e por meio da I Feira de Estágios, tiveram acesso a vagas e oportunidades em 11 empresas de Londrina e região.

Durante a semana, o público também pode se abastecer de muita cultura, música, dança e poesia de qualidade.  O Prof. Edson Fontes de Oliveira trouxe para a apreciação dos participantes a Exposição Poemas “Inquietudes”, de sua autoria. O gingado das jovens Senhoras da Escola de Dança Flamenca, da Profa. Ana Paula Minari, transmitiu boas vibrações e muita energia para o público já no segundo dia do evento. A banda formada por alunos e um professor, “The Set”, também encantou e animou o público com lindas canções. No âmbito das artes visuais, foram realizadas cinco exposições de artistas da casa e convidadas: Profa. Ana Flávia de Oliveira (DAALM); Prof. Felipi Luiz de A. Bezerra (DAENQ- Dos Pixels às Tintas: uma jornada entre a pintura tradicional e arte digital), Eda Cavaleri (Cores do Brasil), Eliane Bogo Cabeça (Paisagismos) e Eunice Maria C. Roveratti (Do Fio à Arte). Os professores Lucas B. Rocha, Fabiano P. Galao, Alcione Galdino Vieira, junto aos discentes João Pedro de Oliveira e Renan Ogasawara, formaram um grupo musical e fizeram uma curta viagem no tempo, interpretando canções de ícones da música brasileira, tais como: Cazuza, Rita Lee, Kid Abelha, Tim Maia e Nando Reis. O Coral do Campus Londrina e um Show de talentos também abrilhantaram os eventos, trazendo lindas músicas por meio de várias vozes.

A palestra do egresso e Engenheiro Químico, Pedro Pingueli Borges, que abordou uma visão geral sobre o que é Inteligência Artificial, alguns de seus principais modelos e aplicabilidades no setor industrial, e um evento esportivo marcaram o encerramento do evento.

O Prof. Lucas Bonfim Rocha, Presidente da Comissão organizadora do III CIUL, se mostrou muito satisfeito com os resultados obtidos no evento, ao salientar: “Foi uma tarefa muito desafiadora, porém, muito gratificante. A comissão, desde o planejamento das atividades, se mostrou em todo o tempo  muito comprometida e disposta a fazer tudo acontecer da melhor forma possível. Ao trabalho de todos, Professores, Alunos e à Comissão de Cultura, os nossos agradecimentos. Aos palestrantes, às Empresas parceiras na I Feira de Estágios (Ambev, Amcor, CIEE/PR, Gelprime, Geo Biogas e Tech, Indrel, MSE Engenharia, PID Brasil, The Best Açaí e Veneza Cosméticos) e aos Patrocinadores (Mútua e SprintPro), que prontamente investiram tempo e recursos na organização do evento, reforçamos, mais uma vez, os nossos sentimentos de gratidão”, conclui.