Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Inauguração

Inauguração

Câmpus Londrina Inaugura Centro de Inovações
publicado: 26/09/2019 14h21 última modificação: 26/09/2019 15h14

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (25), a UTFPR Câmpus Londrina inaugurou o Centro de Inovações, primeiro passo rumo ao Parque Científico e Tecnológico do Câmpus Londrina.

A cerimônia contou com um Ato de oficialização de término do Projeto Zircônia, a transferência do prédio e dos equipamentos para a instituição; a criação do Centro de Inovações do Câmpus; e o Lançamento no novo vídeo institucional do câmpus, produzido em comemoração aos 110 anos da UTFPR.

Dentre as autoridades presentes, estavam o Reitor da UTFPR, Prof. Luiz Alberto Pilatti; o Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Prof. Douglas Paulo Bertrand Renaux; o Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Sr. Bruno Ubiratan; o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Londrina, os senhores Ailton Nantes e Eduardo Tominaga; os Vereadores Jairo Tamura e Tio Douglas; a Pró-Reitora de Planejamento da UEL, Profa. Cristiane Cordeiro Nascimento; e o Diretor do Instituto Federal de Londrina (IFPR), Sr. Marcelo Poleti, entre outros convidados da comunidade local, servidores e alunos do Câmpus Londrina.

O Prof. Márcio Florian, coordenador geral do Projeto Zircônia, fez um emocionante discurso, agradecendo não só aos parceiros do projeto (BNDES, a empresa Angelus e a FUNTEF) pela confiança depositada nele e no Prof. Luiz Eduardo de Carvalho (coordenador técnico), como também por todo apoio da Direção-geral do Câmpus Londrina e da UTFPR,  buscando compartilhar da mesma visão e atuar no sentido de tornar a execução do projeto viável.

Em seu discurso, o Presidente da CODEL, que nesta ocasião também estava representando o Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou a doação de um terreno, pela prefeitura, à UTFPR, para a construção do Parque Científico e Tecnológico da universidade. Ressaltou a importância do Centro de Inovações para a sociedade, e garantiu que o poder público será sempre parceiro da instituição para o crescimento e o bem-estar da comunidade.

O Reitor da UTFPR denotou satisfação em estar participando de mais um momento tão importante para o Câmpus Londrina, declarando “É com muita satisfação que inauguramos este Centro de Inovações hoje”. Parabenizou os professores responsáveis pelo projeto Zircônia pela brilhante condução do referido projeto, que possibilitou o nascimento do Centro de Inovações. Por fim, agradeceu as autoridades políticas e civis por todo apoio dado até então ao Câmpus, especialmente no que diz respeito a concretização futura da instalação do Parque Científico e Tecnológico, que será possível graças a doação do terreno pela prefeitura municipal de Londrina. Essas conquistas, aliadas a educação de excelência ofertada aos alunos por meio de diversos cursos de graduação e pós-graduação, favorecem, sobremaneira, o desenvolvimento local das regiões em que a UTFPR está inserida, assim “podemos dizer com orgulho que a UTFPR faz a diferença”, salientou o reitor.

Com o mesmo viés de gratidão, o Diretor-geral do Câmpus Londrina, Sidney Alves Lourenço, destacou a importância do projeto Zircônia, que deu origem ao prédio e aos equipamentos que hoje passam a integrar o Centro de Inovações. Falou também da relevância de outros projetos, que representam avanços e elevam o nome da instituição, e que “o Centro de Inovações vem contribuir para que a universidade possa oferecer, cada vez mais, uma educação tecnológica de excelência”. O dirigente apresentou ainda dois vídeos sobre o Centro de Inovações, o primeiro apresentando suas instalações atuais, e o segundo, com recursos de computação gráfica, mostrando o sonho que a Gestão tem para as instalações futuras do Parque Científico e Tecnológico do Câmpus Londrina. Encerrou sua fala agradecendo ao prefeito Marcelo Belinatti pela visão e pelo apoio dado ao Câmpus Londrina, e ao presidente da CODEL, por ter cedido ao Câmpus um terreno que era da CODEL.

O Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, ao evidenciar a importância do surgimento de inovações no universo acadêmico, lembrou que “Uma pesquisa inédita só poderá se tornar uma inovação, se ela beneficiar, de alguma forma, a sociedade, devendo para isso, não ser encerrada com a sua publicação em artigos científicos”; e “o papel fundamental do Centro de Inovações é justamente este, a transferência tecnológica”, argumentou o Prof. Douglas. Também parabenizou o Prof. Sidney e sua equipe pela conquista, conjecturando que o Câmpus Londrina está sintonia com a missão da UTFPR, haja vista que poderá, sem sombras de dúvidas, potencializar o surgimento de inovações, as quais promovem o avanço do conhecimento e da sociedade.

O Presidente da Câmara Municipal de Londrina, Sr. Ailton Nantes, ao falar de inovações, fez alusão à importância da tripla hélice: universidade, governo e empresa que, juntos, podem fazer o melhor pela sociedade.

Após os discursos, todos se dirigiram ao prédio, onde irá funcionar o Centro de Inovações do Câmpus, para o descerramento da placa de inauguração e para a apresentação do novo espaço, que deverá impulsionar o aprendizado dos alunos e o desenvolvimento empresarial da região.