Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Inauguração, Posse e Homenagem

Inauguração, Posse e Homenagem

UTFPR Londrina inaugura Dois Blocos Didáticos, realiza Solenidade de Posse de novos Servidores e de Homenagem aos Servidores que estão completando 25 e 30 anos de Serviços prestados à Instituição
publicado: 28/11/2023 11h24 última modificação: 28/11/2023 13h47

A última sexta-feira (24/11), foi dia de festa no Campus Londrina da UTFPR. Foram inaugurados dois novos blocos didáticos, recebidos três novos Servidores e ainda foram homenageados seis Servidores por tempo de serviço prestados à Instituição.

No período da manhã, às 10h, foi realizada a Solenidade de Inauguração dos blocos 20 e 21, com a presença do Reitor, Prof. Marcos Schiefler, do Diretor-Geral do Campus, Prof. Sidney Alves Lourenço, da Deputada Federal Luísa Canziani, do Assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Ivan Carlos Vicentin, do Vice-Prefeito do Município de Londrina, João Mendonça da Silva, das Vereadoras da Câmara Municipal de Londrina, Lenir de Assis e Sonia Gimenez, do Presidente do  Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL),  Alex Canziani, do Diretor Secretário da ACIL, Luiz Carlos Euzébio, entre outras autoridades.

As novas instalações, que totalizam uma área total construída de 3.000 m², somam um investimento no valor total de R$ 6,6 milhões, sendo R$ 3,3 milhões de repasse da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), R$ 2 milhões do Ministério da Educação (MEC), por intermédio ex-Deputado Federal Alex Canziani, e R$ 1,3 milhões, de recursos próprios do Campus Londrina.

Na oportunidade, a Deputada Federal Luísa Canziani anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 250 mil para subsidiar a compra de equipamentos para um novo laboratório de Tecnologia da Informação, o qual atenderá demandas de um novo curso de graduação a ser aberto no próximo ano no Campus Londrina. “Agradecemos a Deputada por esse recurso e o carinho pela Instituição”, destacou Lourenço.

O Bloco da Engenharia Química terá três laboratórios de pesquisa, um para Projetos e Prototipagem e outro de Informática. Além disso, abrigará as demais salas de coordenação, permanência e reuniões. Já o Bloco da Engenharia Mecânica, contará com áreas para os projetos Baja, Eficiência Energética, Aerodesign, Robótica, Gravidade Zero, além de laboratórios de Usinagem, Motores, Ensaios, Metalografia, Conformação, Soldagem, Fundição e Tratamento Térmico, CNS’s e Microscópios; e demais salas de atendimento e de professores. Os ambientes também serão utilizados pelos outros cursos ofertados no Campus.

No período da tarde, às 15h, foi o momento de receber oficialmente a Engenheira Letícia Giese de Andrade Cruz e as Professoras Fernanda Di Flora Garcia e Sidmara Bedin. Além disso, seis servidores foram homenageados por tempo de trabalho dedicados à Instituição, sendo 25 anos os professores Elias Canhadas Genvigir, Maurício Correia Lemes Neto e Paulo de Tarso Carvalho, e 30 anos, o Prof. Claudio Takeo Ueno, a Assistente em Administração,  Joseli Cristina da Silva, e a Psicóloga, Simone Deperon Eccheli.

Em nome de todos os homenageados, a Servidora Joseli fez um belíssimo discurso lembrando rapidamente as trajetórias de cada um em cada campus que passaram, suas experiências e os vossos sentimentos de gratidão por todas as suas vivências na UTFPR. “Somos gratos por todos aqueles que passaram e que ainda estão em nossa vida, em especial aos familiares que sempre estiveram e estão do nosso lado, nesta jornada, e também pelos colegas e amigos que trabalham ou trabalharam juntos conosco neste período”, agradeceu a servidora.

Em ambos os eventos, nos discursos de agradecimento, tanto o Reitor, como o Diretor-Geral, demonstraram satisfação e alegria em poder entregar oficialmente as obras que são fundamentais para consolidar os cursos das Engenharias de Produção, Mecânica e Química, viabilizando a ampliação de espaços e laboratórios especializados para alavancar ainda mais os projetos de ensino, pesquisa e extensão, das referidas áreas. Ao falar sobre o andamento desses cursos, Lourenço destacou que todos eles já foram reconhecidos pelo MEC com conceito máximo. “Já estamos planejando a verticalização dessas Engenharias”,  ressaltou orgulhosamente o Diretor-Geral do Campus, agradecendo também às autoridades políticas e civis presentes pela parceria e apoio.

No evento de Posse e Homenagem, o Reitor, deu as boas-vindas aos novos Servidores e parabenizou a todos os Servidores homenageados, agradecendo-os pela ética, dedicação, comprometimento e responsabilidade com que todos tem exercido suas atividades  em prol da UTFPR. “O nosso respeito e reconhecimento a cada um de vocês que nos ajudam a ofertar um Ensino Público, Gratuito e de Qualidade, colocando a Universidade  a serviço da sociedade”, pontuou o Dirigente.