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Inclusão
Na semana passada (17), o tema “Desafios da Política de Educação Especial”, foi debatido no primeiro encontro das Rodas de Conversa “O paradigma inclusivo: da educação básica à superior”, evento promovido e organizado pelo Núcleo de Acompanhamento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC). Os encontros serão realizados até o mês de novembro deste ano.
O objetivo é oportunizar espaços de trocas de experiências, vivências e informações relativas ao processo de escolarização e aprendizagem de pessoas com deficiência, em diferentes níveis de ensino.
Nessa oportunidade, os convidados Martinha Clarete Dutra (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Juliana Irani Villanueva dos Reis (Núcleo Regional de Educação de Londrina) e Diogo Janes Munhoz (Núcleo Regional de Educação de Londrina), trouxeram reflexões acerca da diversidade humana e das atitudes que reproduzem e reforçam preconceitos que vão na contramão da educação inclusiva. As abordagens apresentadas também apontaram posturas, atitudes e práticas incoerentes com os preceitos da diversidade e, consequentemente, da garantia dos direitos humanos.
Para a psicóloga Camila Harumi Sudo, responsável pelo NAPNE, da UTFPR Câmpus Londrina, temas relacionadas a uma educação inclusiva carecem de discussão no universo acadêmico. “Temos que inculcar na mente dos nossos servidores e na formação dos nossos alunos, conceitos e práticas que agregam olhares, valores e posturas favoráveis a inclusão, caso contrário nunca estaremos preparados para considerar e respeitar as singularidades de cada um”, salientou.
No próximo semestre, o Projeto Ações de Sensibilização e formação para educação inclusiva: da educação Básica à superior realizará mais seis encontros. As temáticas e as datas serão divulgadas oportunamente.