Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Inclusão

Inclusão

NAI divulga novas ações da Campanha Faça a Diferença!
publicado: 27/09/2022 15h47 última modificação: 27/09/2022 15h51

Nesta semana, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da UTFPR Campus Londrina, promove mais três ações de sensibilização da comunidade acadêmica para questões sensíveis e presentes no dia a dia de pessoas com deficiência. A bola da vez é a ação “Conhecer para incluir”, que por meio da exposição de tecnologia assistivas e reflexões oriundas de uma mesa-redonda e uma roda de conversa, tem como objetivo promover a aproximação das pessoas sem deficiência do universo de pessoas com deficiência.

As tecnologias assistivas são recursos de acessibilidade que propiciam a inclusão e ampliam a independência de pessoas com deficiência. Com o intuito de dar luz a essas tecnologias, o NAI está divulgando informações em suas redes sociais e via e-mails institucionais, aos servidores e alunos. Também já está exposto na sala de computadores da Biblioteca algumas tecnologias assistivas que o campus dispõe em seu acervo.

Um mesa de debates será realizada nesta quinta-feira (29), às 16h, de forma on-line, com o tema “Representatividade importa: vivências das pessoas com deficiência na universidade e no mercado de trabalho". Alunos e servidores de todos os campi e das instituições parceiras do NAI, estão convidados a participar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/joRW4MZ3cVBPaKn89.

Encerrando as atividades de sensibilização da semana, ainda no dia 29, das 18h30 às 19h30, será realizada uma roda de conversa on-line com os alunos,  oportunidade em que serão discutidos os "Desafios da pessoa com Deficiência na Universidade: barreiras atitudinais, preconceito, estigma e capacitismo". Nesta ação, organizada pelo Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), o NAI será parceiro. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ZPmXLihqir55PVDj7.

Tanto a mesa de debates como a roda de conversa irão gerar certificados. Para mais informações, acompanhe o Instagram do NAI (@utfinclusiva).