Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > IntegraQM

IntegraQM

UTFPR Londrina é uma das patrocinadoras do evento da IntegraQM
publicado: 04/07/2023 15h35 última modificação: 04/07/2023 15h35

Na segunda quinzena do mês de junho, nos dias 21 e 22, a UTFPR Londrina participou do evento de inovação promovido pela Governança do Setor de Químicos e Materiais, do Ecossistema de Inovação de Londrina (Estação 43), no Centro de Eventos do Aurora Shopping. O Campus, que também integra a Governança com três Professores do segmento, foi um dos patrocinadores da iniciativa, apresentou suas Startups, teve representantes no Painel “Laboratório Aberto” e na Rodada de negócios.

O objetivo maior do evento foi promover a interação entre empresas, instituições, universidades, profissionais e pesquisadores e fomentar discussões sobre inovação, futuro da indústria, tendências, transformação digital, gestão e liderança no setor.

Na ocasião, o Campus Londrina da UTFPR  apresentou as startups que estão instaladas atualmente na Incubadora do Campus: Beta Glucan Produtos Farmoquímicos, Engenho Ambiental, Hygia Bio e a Zirkoon.

A Beta Glucan Produtos Farmoquímicos, propriedade da Pesquisadora Aneli de Melo B. Dekker, compartilhou com os participantes sobre como se dá a obtenção do Beta-glucana, um açúcar polimérico com aplicações anticancerígena, anticoagulantes, antimutagênica, com utilização na indústria de alimentos e cosméticos, entre outras finalidades. Também apresentou os produtos cosméticos disponíveis já comercializados por ela.

Criada pelo Engenheiro Ambiental e egresso da UTFPR Londrina, Rafael  Coelho Ciciliato, em 2017, a Engenho Ambiental marcou presença trazendo para o evento o rol de consultorias e assessoria ambiental que já oferece à várias empresas, isto é, orientações acerca de licenciamento ambiental, gerenciamento de recursos hídricos, resíduos sólidos, projetos diversos para redução de impactos ambientais, ministração de cursos, palestras e treinamentos InCompany, etc.

Sob a administração de Elaine Teixeira Florian, a Zirkoon tem como negócio o desenvolvimento de soluções personalizadas para a seleção e processamento de materiais, controle de qualidade e análises técnicas com o propósito de agregar valor ao seu produto e negócio.

Já a jovem empresa Hygia Bio, dirigida pela Farmacêutica Fabiana Felipin Rigobello, desenvolve soluções em biossegurança médico-hospitalar em indicadores biológicos autônomo para monitorar e garantir a eficácia da esterilização, principalmente nos hospitais.

No Painel “Laboratório Aberto: o que é?”, o Prof. Marcio Florian, Coordenador do Programa de Metodologia de Ensino Inovador da Universidade (MEI-U) e docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DAEMA), foi convidado para moderar as discussões acerca das relações entre os laboratórios de pesquisas e as empresas, suas políticas e estratégias em relação a negociação de custos, divisão de patentes e royalties, com vistas a impulsionar o surgimento de inovações e o desenvolvimento tecnológico do país.

Na rodada de negócios, o Assessor de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Londrina da UTFPR, Prof. Luis Fernando Cabeça, fez uma apresentação sobre a UTFPR Londrina e toda a sua infraestrutura física, administrativa e acadêmica. Já os alunos que integram a Empresa Junior do curso de Engenharia de Produção (Aprimora), fizeram uma rica exposição dos serviços e soluções inovadoras que podem oferecer ao setor produtivo.

Também prestigiaram toda a programação do evento os professores Sidney Alves Lourenço (Diretor-Geral do Campus Londrina), Marcos Massaki Imamura (Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias),  Fernando Henrique Campus (Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos), Renato Márcio Ribeiro Viana (Hotel Tecnológico) Admilson Lopes Vieira e Lisandra Ferreira de Lima, ambos do Departamento Acadêmico de Engenharia Química (DAENQ).

Confira mais informações