Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Internacionalização

Câmpus Londrina recebe Comitiva da Universidade de Tokushima
publicado: 09/02/2018 15h50 última modificação: 21/02/2018 15h29

Nesta quarta-feira (07), a UTFPR Câmpus Londrina recebeu a visita da comitiva japonesa da Universidade de Tokushima, que foi recepcionada pelo Diretor-Geral do Câmpus, Prof. Sidney Alves Lourenço, e pelo Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UTFPR, Prof. Carlos Cziulik.

Na ocasião, o Prof. Sidney levou os visitantes para conhecer as instalações do Câmpus e fez uma breve apresentação sobre a cidade de Londrina e a UTFPR. Os professores Kátia Valéria Marques Cardoso Prates, Tatiane Cristina Dal Bosco e Luciana Furlaneto Maia, do Curso de Engenharia Ambiental, também tiveram a oportunidade de apresentar alguns projetos coordenados por eles, com vistas a obter uma futura parceria com a Universidade de Tokushima.

Os Senhores Teruaki Ito e Akihiko Tsuji também fizeram uma apresentação da Universidade de Tokushima e agradeceram as boas vindas do Câmpus.

A Profa. Tatiane compartilhou “As experiências desenvolvidas no câmpus envolvendo projetos de compostagem e Vermicompostagem”. Também fez uma apresentação do livro “Compostagem e Vermicompostagem de Resíduos Sólidos” publicado no ano passado.

Já a Profa. Kátia, apresentou o projeto de dissertação da discente Vera Lúcia Delmônico Vilela, intitulado “Qualidade da água de mananciais empregados na irrigação e lavagem de hortaliças da região de Apucarana, Paraná” que está sendo orientado por ela e pela Profa. Ana Cláudia Ueda.

Os resultados do projeto “Instalação de um Modelo de Melhoramento da Qualidade da Água em Conjunto com a Comunidade na Cidade de Londrina-PR”, desenvolvido em parceria com a Japan International Cooperation Agency (JICA/HEAA), foram apresentados pela Profa. Luciana.

No período da tarde, após a apresentação dos projetos, também participaram da reunião representantes da comunidade local japonesa. Estiverem presentes os senhores Pedro Saito, Presidente da ACEL, Celso Hayashi, Vice-Presidente da Aliança Cultura, Carlos Hirooka, do CEASA, e Paulo Maeda, membro e Ex-presidente da Associação Nishinomiya.

O Diretor-Geral considerou muito gratificante e produtiva a visita, já que propiciou a discussão de possíveis parcerias entre a Universidade de Tokushima e a UTFPR, favorecendo a internacionalização da Instituição e a cooperação nos campos do ensino e da pesquisa.