Notícias
Lançamento de Livro
A servidora Leila Miyuki Saito, da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, da UTFPR Câmpus Londrina, acaba de publicar o livro “Leitura Crítica: origens e sugestões de atividades didáticas”, pela Editora Appris. A obra é fruto de estudo desenvolvido durante Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas, pela Universidade Estadual de Londrina, sob orientação da Profa. Simone Reis.
“As novas tecnologias impulsionam a velocidade com que as informações se propagam, e a quantidade de dados que nos chegam todos os dias é absurda. Em tempos de fake news, as habilidades de leitura crítica (LC) se tornam ainda mais importantes, para que possamos questionar, detectar propaganda ideológica e relações de poder inseridas nos textos”, ressalta Saito. A escritora ainda salienta que “essas competências precisam ser ensinadas, dos primeiros anos escolares até o ensino superior”, complementa.
De forma didática, o livro traz o resgate da obra pioneira no ensino de LC e apresenta quatro sugestões de atividades para trabalhar LC em aulas de língua inglesa: uma atividade para adultos, uma para jovens e duas para crianças. Todas versam sobre o tema "Respeito às diferenças" e podem ser adaptadas para utilização em aulas de outros idiomas.
Como forma de agradecimento e valorização das experiências vivenciadas em instituições de educação públicas, um exemplar do livro será doado a biblioteca do Câmpus Londrina, possibilitando, desta forma, o acesso a toda a comunidade.
A obra já está disponível no site da Editora Appris e em outras livrarias.
* Sobre a autora:
Leila Miyuki Saito é graduada em Letras - Português e Inglês com suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialista em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Filadélfia (2011). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas - MEPLEM, pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Doutoranda em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (previsão de conclusão em 2024). Atua na área educacional desde 2004. Experiência em ensino de inglês e coordenação pedagógica em institutos de línguas. Atualmente, exerce cargo Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.