Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Lançamento livro I CIUL
conteúdo

Notícias

Lançamento livro I CIUL

Professor da UTFPR Londrina lança livro durante o I CIUL
publicado: 20/09/2019 14h22 última modificação: 20/09/2019 14h22

O Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR Câmpus Londrina, Marcos Roberto Rossini, realizou nesta semana, o lançamento do livro de sua autoria intitulado “Flores de Inverno”, durante a programação do I CIUL – Congresso Interdisciplinar da UTFPR de Londrina. 

O Prof. Marcos Rossini é Bacharel em Física e Mestre em Ciências, com ênfase em tecnologia de reatores nucleares, ambos pela Universidade de São Paulo. Profissionalmente, trabalhou no projeto do desenvolvimento do reator nuclear para o submarino brasileiro, atuou como chefe do Departamento de Ensino do CEFET-PR, em Cornélio Procópio, e leciona Física e Matemática há quase trinta anos. Além das atividades acadêmicas, estuda teologia e filosofia da ciência. 

Em seu livro, o Professor questiona: "Lágrimas na chuva... Será que é somente isso a vida humana?  Uma pequena gota que surge em meio à alegria, em meio à dor, para desaparecer no oceano espaço-temporal? Seria a vida apenas uma anedota de mau gosto elaborada pelo acaso, como um relâmpago que surge e desaparece, provocado por leis naturais, frias, e inconscientes?”

Prosseguindo em suas viagens filosóficas acerca da vida humana e do universo, o autor faz outros questionamentos: “A ciência, embasada na razão e na observação racional e objetiva, não tem demonstrado que não há nada de maravilhoso? Não tem ela explicado os fenômenos em termos das leis físicas?  Seria nosso universo um relógio sem o relojoeiro? Seria a religião apenas um ópio para o povo? Seria a alma apenas a chama bruxuleante de uma vela que se consome e desaparece? Seria Deus uma criação humana?”

Durante o lançamento, o Professor falou a todos os presentes sobre essas e outras questões que inquietam o coração da maioria, mostrando pontos de equilíbrio entre a filosofia, a ciência e a religião, tentando assim contribuir para que todos “aquietem suas mentes, em uma perspectiva ampla do que seja a vida".