Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Maratona Ambiental

Maratona Ambiental

Hackathon Ambiental é encerrado com Solução Tecnológica que prevê monitoramento do Ribeirão Cafezal via Satélite
publicado: 03/09/2019 16h37 última modificação: 04/09/2019 09h03

Na noite de sábado (31), aconteceu na Faculdade Pitágoras, o encerramento do Hackathon Ambiental, maratona proposta pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da UTFPR Câmpus Londrina e da Faculdade Pitágoras.

A solenidade de premiação contou com a presença do Diretor-geral da UTFPR Câmpus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço, da Diretora da Faculdade Pitágoras, Profa. Flávia Pellissari Pomin Frutos, do Gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste do Estado, Rafael Malaguido, do Engenheiro da Sanepar, Júlio Tino, um dos idealizados do Hackathon, entre outros professores, pesquisadores e colaboradores da Sanepar, que apoiaram, de alguma forma, a organização e a execução do evento. Na ocasião, os participantes foram presenteados com uma apresentação musical pra lá de revigorante do Grupo “Apocalipse”, da Igreja Assembléia de Deus de Londrina.

Durante 24 horas, doze equipes se debruçaram sobre ideias que pudessem promover a proteção, a recuperação e a conservação da Bacia do Ribeirão Cafezal. Ao todo, o desafio agregou 100 alunos das referidas Universidades. Mais de 60 mentores, entre professores, profissionais da Companhia de Saneamento e pesquisadores de Londrina e outras regiões do Paraná participaram da construção das ideias. Cinco gerentes da Sanepar, de aéreas relacionadas ao Fundo Azul do Ribeirão Cafezal, foram os avaliadores.

A equipe que ficou em primeiro lugar, formada pelos acadêmicos da UTFPR, Guilherme Silva Teixeira (Engenharia Química), Gustavo Eiji Higawa (Engenharia Ambiental), Mariana Lourenço (Engenharia Ambiental), Regis Pacheco Cassiano Júnior (Engenharia Ambiental), e pelo aluno Daniel Benjamin Bellido Neves, do curso de Engenharia Civil, da Faculdade Pitágoras, apresentou o projeto “Monitoramento e Mitigação do Assoreamento do Ribeirão Cafezal”, que foi eleito por unanimidade pelo júri composto por profissionais do saneamento e professores universitários como uma proposta inovadora.

De acordo com um dos membros da equipe vencedora, o projeto proposto preconiza o sensoriamento via satélite para detecção de assoreamento, distinto pelo uso de inteligência artificial para identificar áreas degradadas. Os dados obtidos por meio deste monitoramento, viabilizará projeções futuras que alertarão, inclusive, os produtores rurais sobre suas perdas produtivas com o avanço do assoreamento. Assim, “poderão ser implantadas técnicas como o reflorestamento das APP's, por exemplo, afim de mitigar o assoreamento dos mananciais e, consequentemente, melhorar a produtividade dos agricultores, a qualidade da água captada para o tratamento da SANEPAR e também a melhoria do ecossistema local", afirmou o acadêmico Guilherme.

Em segundo lugar na maratona ficou a equipe formada pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UTFPR, Juliana Marques Serqueira e Priscila Côrrea de Assis Souza), Rafaela Yukari Miyauti dos Santos (UTFPR - Engenharia Química) e os acadêmicos da Faculdade Pitágoras, Carlos Henrique Nunes da Silva e Guilherme Weber dos Santos, respectivamente, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. O grupo apresentou o projeto intitulado Monitoramento Ativo com Sensores”.

A melhor ideia foi premiada com o fomento do Fundo Azul da SANEPAR para implementação e desenvolvimento do projeto. Além disso, as três equipes melhor colocadas na competição receberam medalhas e troféus. Os ganhadores farão, ainda, uma visita técnica a unidades operacionais e de educação ambiental da Sanepar em Curitiba.

* Com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).