Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Metodologias Ativas

Metodologias Ativas

Curso de Engenharia de Produção implementa o jogo Lean Board Game como ferramenta prática de Ensino
publicado: 08/04/2022 16h52 última modificação: 08/04/2022 16h52

Transformar o conhecimento em algo passível de ser facilmente compreendido e assimilado, pode ser considerada hoje um dos principais desafios no universo acadêmico. Entretanto, com a utilização de jogos como ferramentas práticas de ensino, isso se torna totalmente possível e viável, tornando-se, inclusive, uma estratégia riquíssima de aprendizagem. O Lean Board Game tem se mostrado um jogo que representa muito bem as metodologias ativas de ensino, as quais promovem a aprendizagem de forma lúdica por meio da interação dos estudantes, que em equipe, são estimulados a resolver situações/problemas de forma criativa, com base em situações reais.

Na última quarta-feira (06/04), o Prof. José Angelo Ferreira, que aplicou o jogo em oito aulas para os alunos do 8° período do curso, na disciplina Planejamento e Controle da Produção, comenta que o engajamento dos alunos foi impressionante, pois o jogo permitiu através de sua dinâmica, uma visão prática do chão de fábrica, com as suas particularidades e restrições que desafiam diariamente o Engenheiro de Produção. “A possibilidade de aplicação de ferramentas de planejamento de produção, analisando as consequências de forma dinâmica e prática proporcionadas pelo jogo, permite ao aluno planejar e executar este planejamento, fazendo com que as equipes se envolvam completamente na busca de uma solução que otimizem os processos produtivos”, destaca.

Alguns alunos presentes nesta aula, também deram um feedback muito positivo sobre o jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem.

O entusiasmo percebido pelo Prof. José Ângelo fica evidente na proposição do aluno João Paulo Gomes Torres, quando ele relata: “Quando estamos jogando, temos que a todo momento tomar decisões, avaliar pós e contras de algumas iniciativas que poderão comprometer a obtenção de bons resultados em uma empresa.  Para isso, somos levados a estabelecer planos e metas, o que favorece uma gestão eficaz e diferenciada em um mundo tão competitivo”. O acadêmico ainda pontua que ferramentas de ensino que aproximam o aluno de uma prática baseada em um cenário real, são bem-vindas, pois facilitam a compreensão da teoria. “A metodologia ativa do jogo nos incentiva muito e agrega valor à aula, nos aproximando de uma atuação profissional que deve considerar vários fatores e todo um contexto que, muitas vezes, antecedem cálculos numéricos”, salienta.

“As aulas com Lean Board Games tornam o nosso aprendizado muito mais completo, que aliadas aos estágios curriculares e voluntários, nos capacitam para um mercado de trabalho real e expansivo, no qual quem ganha destaque e notoriedade são aqueles profissionais que consegue se antecipar aos problemas com soluções eficazes”, pondera a acadêmica Aryadne Sagioratto Leal.

Para o professor Bruno Samway dos Santos, que organizou o treinamento para os docentes do curso, no mês de fevereiro deste ano, sobre o uso do Lean Board, este jogo pode ser considerado como um laboratório completo sobre sistemas produtivos, que contempla diversas disciplinas do curso de Engenharia de Produção, tais como: “Sistemas Produtivos, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Projeto de Fábrica, Logística, etc.”. Assim, os futuros engenheiros de produção conseguem vivenciar na prática, por exemplo, como aumentar a produção melhorando resultados e diminuindo custos.

Com a mesma linha de pensamento, o coordenador em exercício do curso de Engenharia de Produção, Prof. Fabiano Palhares Galão, enfatiza: “É exatamente esta concepção que buscamos agregar a formação dos nossos alunos, isto é, conhecimentos e práticas consubstanciados no cotidiano do setor produtivo”, conclui.