Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > MOBFOG

MOBFOG

UTFPR Londrina recebe alunos da Rede Municipal de Ensino que estão participando da 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes
publicado: 24/05/2022 09h19 última modificação: 24/05/2022 09h20

Na semana passada, nos dias 16 e 18 de maio, nos períodos da manhã e da tarde, a UTFPR campus Lodrina, foi palco do lançamento de foguetes da 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A ação, coordenada pelos integrantes do projeto Pistobusão e supervisionada pelo Profa. Janaina Fracaro de Souza Gonçalves, contou com a participação de cerca de 60 crianças oriundas de salas de altas habilidades da rede municipal de ensino de Londrina e Rolândia.

Na segunda-feira (16), foi o dia de receber os alunos de 4 a 10 anos, que acompanhados pela Profa.  Fabiane Silva Chueire Cianca, da Secretaria de Educação de Londrina, realizaram o lançamento de Foguetes de nível 1 e 2, fabricados de forma caseira com canudos e canos de PVC.

Já na quarta-feira (18), foi o dia do campus receber visitantes da rede municipal de Rolâdia, oportunidade em que crianças, adolescentes e jovens, acompanhados pela Profa. Marcela Marcia Canonico de Tremmell, fizeram o lançamento de Foguetes de nível 3 e 4, construídos com garrafas PET e à base de bicarbonato e vinagre. Este grupo também teve a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade, seus laboratórios e almoçar no Restaurante Universitário.

Na opinião de um dos integrantes do projeto PistoBusão, o aluno do curso de Engenharia Mecânica, Marco Aurelio de Carvalho Andrade, “foi uma experiência excepcional receber os nossos alunos na UTFPR! Foi uma oportunidade de atrair novos estudantes para a instituição, além de apresentar o nosso dia a dia a eles”. Segundo o acadêmico, as duas turmas já são acompanhadas pelo PistoBusão há alguns meses, mas esta foi a primeira vez que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade. Marco ainda complementa que a experiência dos alunos de ensino médio em poder passar um dia com os estudantes de engenharia poderá instigá-los a se interessar pelas áreas de ciência, tecnologia e engenharia, levando-os, quem sabe a se interessarem pelos cursos ofertados pela UTFPR, e quem sabe, até de fazer parte do projeto PistoBusão, “inspirando novos alunos da educação básica da região e do Brasil”, destaca.

Mais informações sobre o PistoBusão pelo instagram do Projeto (@pistobusao).