Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Nova Disciplina

Nova Disciplina

“Felicidade” é tema da nova disciplina optativa ofertada na UTFPR Londrina
publicado: 07/03/2023 11h29 última modificação: 07/03/2023 11h29

Em tempos onde a depressão, o estresse e a ansiedade, tem assolado o ser humano quase que como uma “pandemia”, ter a oportunidade de estudar sobre conceitos que podem levar a reflexões transformadoras de vida e propiciar uma melhoria significativa na saúde mental dos acadêmicos, e por conseguinte, em sua qualidade de vida, pode ser um diferencial na grade curricular de qualquer Universidade.

A exemplo das Universidades de Harvard, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre outras, a UTFPR Londrina, por meio da iniciativa da Profa. Lisandra Ferreira de Lima, do Departamento de Engenharia Química, lançou neste semestre uma nova disciplina optativa intitulada “Felicidade”, que será ofertada em parceria com o Prof. Luís Mauricio Martins de Resende, da UTFPR Ponta Grossa.

Com carga horária de 30 horas, a matéria irá abordar o conceito de “Felicidade” ao longo da história da humanidade sob a tríade temática que agrega a evolução do seu conceito, o Autoconhecimento e as Relações humanas.

A disciplina, que é aberta a todos os cursos de graduação, teve início na última quinta-feira, dia 02 de março, com as 40 vagas preenchidas. Alunos das Engenharias Química, Ambiental e Mecânica, são os pioneiros do Campus em poder estudar e refletir sobre conceitos de felicidade vinculados às decisões de vida, no aspecto pessoal e profissional, como também discutir estratégias comportamentais e cognitivas que possam auxiliá-los na construção deste conceito e de suas vivências pessoais de felicidade.

De acordo com a Profa. Lisandra, a procura inicial pela disciplina superou suas expectativas, denotando sua relevância na atualidade. “Esperamos poder ofertá-la novamente nos próximos semestres, pois acreditamos que a Universidade pode auxiliar na formação integral dos alunos, isto é, no âmbito das emoções, do intelecto, do social, do físico e cultural, desenvolvendo também suas habilidades socioemocionais”, destaca a docente.

Mais informações com a Profa. Lisandra pelo e-mail lisandra@utfpr.edu.br.