Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Novas Obras

Novas Obras

Tem início as Obras dos blocos das Engenharias Química e Mecânica
publicado: 30/10/2018 09h59 última modificação: 30/10/2018 14h51

Na semana passada, teve início a construção dos novos blocos da UTFPR Câmpus Londrina, que abrigarão laboratórios, áreas para permanência e desenvolvimento de projetos dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica. O valor total do investimento ultrapassa R$ 3 milhões, com recursos do MEC, da SETI e do Câmpus.

A obra, que será implementada em duas etapas, com o custo de cerca de 2 milhões de reais, possibilitará a ampliação da infraestrutura predial do Câmpus em, pelo menos, 2 mil metros quadrados de área construída, divididos igualmente em dois blocos. A previsão é que a primeira etapa seja concluída em 8 meses. Para a segunda etapa, estão previstas a instalação de divisórias e aquisição de equipamentos e mobiliários.

A construção desses blocos favorecerá a consolidação dos cursos de engenharia química e mecânica. Representa a concretização de um sonho que se tornou possível mediante o repasse do recurso prometido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), valor creditado na conta do câmpus a duas semanas", destacou o Diretor-Geral do Câmpus Londrina, Sidney Alves Lourenço. O gestor ainda salienta que já está em andamento o processo de aquisição de equipamentos para instalar nesses espaços, que ao todo, somam investimento na ordem de 1 milhão de reais, recursos obtidos junto ao MEC por intermédio do Deputado Federal Alex Canziani.

O coordenador do curso de Engenharia Química, Prof. Admilson Lopes Vieira, ressalta que o novo espaço atenderá, inicialmente, as demandas das disciplinas práticas do curso de Engenharia Química e cursos correlatos, proporcionando aos alunos, acesso a equipamentos que simulam casos reais na indústria de transformação química, física e biológica. “Serão momentos em que os alunos aplicarão na prática, conceitos teóricos assimilados durante os primeiros períodos do curso”. O novo bloco contemplará ainda salas para professores, de computadores e para a realização de reuniões do departamento. Além disto, a perspectiva, é de que possam se desenvolver atividades de pesquisa e extensão, trazendo benefícios para comunidade interna e externa da UTFPR Londrina.

Com igual satisfação, o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Prof. Genaro Marcial Mamani Gilapa, destaca que a nova área destinada ao curso de Engenharia Mecânica, permitirá a implementação de laboratórios, a execução e a ampliação de projetos de desenvolvimento tecnológico, a exemplo dos projetos Baja, Eficiência Energética, Aerodesign, Robótica e de outros que ainda surgirão. “Também agregará ainda mais valores a formação dos nossos acadêmicos e das práticas acadêmicas do curso, que foi avaliado recentemente como o segundo melhor do Brasil”, afirmou.

O Diretor de Planejamento e Administração, Cassiano Andrade Silva, lembra que as novas instalações estarão disponíveis para ocupação no final do segundo semestre de 2019, com a infraestrutura necessária de materiais e equipamentos.