Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Oficina

Docente promove Oficina sobre ISLE
publicado: 22/11/2018 15h15 última modificação: 23/11/2018 16h02

O professor João Paulo Camargo de Lima, do Departamento Acadêmico de Física, da UTFPR Câmpus Londrina, promove nos dias 01, 08 e 15 de dezembro, na sala K209, uma “Oficina sobre ISLE”, abordagem em que o ensino e a aprendizagem dos estudantes se assemelha ao processo das Ciências, levando o estudante a agir de forma similar à do cientista. Ao todo, são 35 vagas disponíveis (20 para docentes e licenciandos da UTFPR e 15 para docentes e licenciandos da comunidade externa).

A abordagem, idealizada e desenvolvida pela professora Eugenia Etkina e por um grupo de pesquisadores e professores da Rutgers University, envolve o desenvolvimento dos estudantes a partir de suas próprias ideias, observando fenômenos e procurando padrões, desenvolvendo explicações para esses padrões, usando essas explicações para fazer previsões sobre os resultados das experiências, decidindo se os resultados das experiências são consistentes com as previsões, revisando as explicações se necessário e incentivando os estudantes a representar os processos das ciências e engenharia de múltiplas formas.

A oficina gratuita, com carga horária total de 32 horas, sendo 16 horas de encontros presenciais e 16 horas resultantes de atividades extraclasse que visam a criação de um produto educacional, foi pensada após a experiência de estágio vivenciada pelo professor João Paulo na Graduate School of Education da Rutgers University no mês de fevereiro deste ano. Professores e licenciados da UTFPR e da comunidade externa estão convidados a participar.

Mais informações e inscrições pelo e-mail jpclimafisica@gmail.com, colocando no título deste o assunto “curso/oficina ISLE e o nome do participante”. Os participantes que obtiverem 75% de frequência na oficina receberam certificados.