Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > ONG Tok de Amor

ONG Tok de Amor

Solidariedade e Emoção marcam Comemorações dos 110 anos da UTFPR
publicado: 10/10/2019 12h09 última modificação: 10/10/2019 12h50

A celebração dos 110 anos de existência da UTFPR está ocorrendo de forma intensa. A programação, que teve início em setembro e vai até novembro, em todos os câmpus da instituição, inclui as mais diversas atividades artísticas e culturais. E uma delas, em particular, mexeu com todos os envolvidos de maneira muito especial: a realização de uma semana inteira (30/09 a 04/10) de ações solidárias na ONG londrinense Tok de Amor, entidade que desde 2013 atende pacientes com câncer e seus familiares.

Na semana, escolhida também em alusão ao mês “Outubro Rosa”, período em que são realizadas várias campanhas no mundo todo, com o intuito de sensibilizar e alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, as ações, que incluíram desde mensagens de amor, paz e encorajamento; oficinas de alimentação saudável durante a quimioterapia; rotulagem de alimentos; produção de aromatizador de ambientes, origami e compostagem; até sessões de beleza, com maquiagem e pintura de unhas das mulheres atendidas pela ONG, superaram as expectativas, e emocionaram os participantes. Afinal, não tem como não tem como não se emocionar com as histórias de todos os que sofrem com essa doença; com o sorriso apesar da dor; com as lutas, do corpo físico, espiritual e emocional; com a esperança nas palavras e no olhar; e com o silêncio que remete a indagações sobre o que se passa no coração e no pensamento de cada um...

Mergulhados neste universo e embalados pelo toque suave do violão e do teclado, em alguns dias, os alunos e servidores da UTFPR que se dispuseram a dividir um pouco de seu conhecimento na elaboração ou aplicação de algo importante para as pessoas atendidas pela ONG, conseguiram levar também alegria e alento a todas elas. E não só isso: todos se sentiram tão realizados, que saíram de lá certos de terem aprendido muito mais do que ensinado, e que, se por alguns instantes, essas pessoas, na luta contra o câncer, puderam desviar um pouco o foco, respirar fundo e sorrir, a missão do grupo foi cumprida!

A coordenadora da ONG, Clarissa Sanchez, disse não ter palavras para agradecer por tudo o que foi proporcionado, no local, por alunos e servidores da UTFPR, que de forma voluntária, dedicaram um pouco do seu tempo, compartilhando informações, conhecimento, amor, carisma, dons e talentos com todos da ONG! “A todos, minha eterna gratidão” – declarou. Os responsáveis pela iniciativa da UTFPR, também agradecem à ONG Tok de Amor, pela acolhida e recepção, e já aventam a possibilidade de transformar esta promoção em um projeto de extensão da Universidade, para que essas e outras ações possam ser desenvolvidas regularmente na ONG, que aliás, está aberta a qualquer tipo de doação que possa colaborar para a manutenção da entidade ou para o bem-estar das pessoas atendidas no local.

Comemorar uma data significativa com solidariedade e amor ao próximo, e procurar fazer disso uma constante é louvável, e próprio de uma equipe que se preocupa em ir além da missão da instituição, justamente porque esta é uma Universidade que transforma vidas, situações e tudo à sua volta. Foi um lindo momento dentro das comemorações dos 110 anos da UTFPR.

A ONG TOK de Amor está localizada bem próxima ao Hospital do Câncer de Londrina, na Rua Silvio Pegoraro, 283, no Jd. Petrópolis.