Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Palestra de abertura PPGEN

Palestra de abertura PPGEN

“Sociologia Histórica da Tecnologia no Brasil” é tema da Palestra de Abertura do PPGEN 2020
publicado: 28/02/2020 12h22 última modificação: 28/02/2020 12h22

Na próxima quinta-feira (05/03), às 19h00, no auditório do Câmpus, alunos e servidores estão convidados para assistir à palestra “Sociologia histórica da tecnologia no Brasil”, a ser ministrada pelo Prof. Renato de Oliveira. A atividade marcará a abertura do semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza do Câmpus Londrina.

Nessa palestra, o Prof. Renato lançará as bases de uma discussão sobre o desenvolvimento tecnológico brasileiro, assumindo-o como parte constitutiva de relações sociais e não como coisas ou objetos carentes de humanização.
Ao propor um entendimento sobre as práticas, os valores, os conflitos e acordos em que se desenvolve e se desenvolveu historicamente a tecnologia no país, o palestrante pretende contribuir para reflexões sobre a produção tecnológica brasileira em ambientes escolares, empresariais e institucionais de maneira geral.

O Prof. Renato de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sociologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1993), com estágio pós-doutoral na Universidade Aberta da Catalunha, Barcelona, Espanha (2005-2006). Tem vasta experiência em pesquisa e consultoria na área de sociologia da ética e sociologia da inovação. Entre inúmeras atividades desempenhadas, destaca-se a função de Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (2000), Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do RS (2001-2002), Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS no período 2015-2016. Atualmente faz parte do Laboratório de Pesquisa em Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.