Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Paraná Faz Ciência 2023

Paraná Faz Ciência 2023

UTFPR Londrina participa do Paraná Faz Ciência 2023
publicado: 01/11/2023 18h22 última modificação: 01/11/2023 19h08

Alunos e Professores do campus Londrina da UTFPR irão participar da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, que será realizada de 6 a 10 de novembro, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O evento, que integra a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), vai divulgar avanços tecnológicos produzidos por todo o sistema de ensino paranaense em seis grandes eixos temáticos.  A iniciativa é do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e UEL.

A UTFPR Londrina participará da Mostra de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), da Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, ofertará oficinas e propiciará um momento descontraído de conversação em idiomas aos participantes por meio do Projeto Londrina Language Exchange.

Durante a primeira mostra (NAPIs), no estande da Fundação Araucária, no dia 08, o NAPI Hidrocarbonetos Renováveis, será pelo professor Alesandro Bail, líder do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (GQMATS) e, desde 2013, vem atuando no desenvolvimento de materiais acessíveis à produção em larga escala e aplicáveis em vários setores da sociedade. Os projetos são executados por estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, brasileiros e de países da América do Sul, como Bolívia e Colômbia. “Atualmente, nossos projetos refletem uma parcela do papel da UTFPR no NAPI-HCR: desenvolvimento de tecnologias inovadoras para tratamento de esgoto doméstico e aplicação dos produtos em etapas de produção de biocombustíveis e outras aplicações”. O GQMATS tem também a participação da UFPR (coordenadora do NAPI), UEL, UEM, Unioeste, do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), além de parceiros estrangeiros.

Na Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade Tecnológica terá a participação do professor Luis Fernando Cabeça e Felipe de Almeida La Porta com a demonstração de projetos concluídos no Programa de Pós-Graduação de Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Serão divulgados os resultados de trabalhos selecionados na área de Materiais. “Nossa atividade durante a Semana Estadual de Ciência é mostrar ao público todo nosso habitat, expondo cases de sucesso, divulgando o espaço para futuros empreendedores e todas as ações para o apoiar o desenvolvimento e a gestão dos empreendimentos instalados no nosso habitat de inovação”, explica Luis Cabeça.

O professor Rodrigo Augusto Torres apresentará os resultados de diferentes projetos científicos desenvolvidos nos laboratórios do Campus Londrina e demonstrará equipamentos utilizados na rotina científica dos pesquisadores para a obtenção e análise dos dados. “Ofereceremos a possibilidade aos visitantes de entenderem como os achados científicos que observamos podem mudar o rumo da sociedade, inclusive melhorando políticas públicas”, destaca o docente.

Outra participação na Mostra é com os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental dos campi Apucarana e Londrina, com exposição de equipamentos, experimentos e resultados em banners. A organização é da professora Leila Martins.

O professor André Luis da Silva também realizará a apresentação de projetos de extensão do curso de Engenharia Mecânica do Campus Londrina.

Na categoria das oficinas, a UTFPR Londrina vai ofertar uma oficina de Produção de domissaneantes (produtos de limpeza doméstica) no dia 09, no período da manhã e da tarde, que será ministrada pelo Prof. Fábio Cezar Ferreira. O objetivo é integrar os alunos do curso de Licenciatura em Química com a comunidade a partir da produção de sabão ecológico em barra (óleo usado e álcool), vanish e detergente de limão, reduzindo assim o descarte do óleo usado. Além desta, também será ofertada pelo acadêmico Matheus Magnano Miranda, da equipe Baja Sae do Campus Londrina, uma oficina com sobre como os alunos podem realizar um miniprojeto com planejamento, manufatura e apresentação do protótipo obtido. O grupo fará a construção de um minicarro de brinquedo (serão fornecidas as ferramentas necessárias). “A partir desta atividade será possível apresentar uma perspectiva de um projeto real de engenharia em pouco tempo e de forma interativa”, afirma Miranda.

Entre os dias 07 e 09, a professora Caroline Maria Calliari, mentora do Projeto de extensão Londrina Language Exchange, promoverá encontros de Conversação em idiomas estrangeiros. Ao falar sobre como será a dinâmica dos encontros, Calliari explica que os participantes poderão mencionar os idiomas que estudam/falam e querem praticar no encontro em rodas de bate-papo com temas à livre escolha.

Além do apoio da nossa Instituição (UTFPR), o evento também conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federal da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira-Sul  e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). No âmbito estadual, estarão dando suas contribuições as Universidades de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste  (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a estadual do Paraná (Unespar). Na categoria das Instituições particulares de ensino, a Universidade Católica (PUC).  Além destas Instituições de ensino, as Secretarias da Educação do Estado, de Londrina e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), também estão apoiando o evento como um todo.

Confira mais informações e a Programação completa!

* Com informações do Portal da Reitoria da UTFPR e da Agência Estadual de Notícias.