Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Paraná Faz Ciência 2023

Paraná Faz Ciência 2023

UTFPR Londrina marca presença no Paraná Faz Ciência 2023
publicado: 14/11/2023 15h01 última modificação: 14/11/2023 15h30

Alunos e Servidores do campus Londrina da UTFPR participaram da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná faz Ciência 2023, que foi realizada de 6 a 10 de novembro, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A UTFPR, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR (PROPPG) e da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Londrina (DIRPPG - LD), também foi parceira na organização do evento somando esforços com mais de dez Instituições de Ensino Superior do Paraná, Secretarias e Órgãos de fomento ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e à Inovação (UFPR, Unila, IFPR, UEPG, Unicentro, Unioeste, Uenp, UEM, Unespar, PUC, Codel).

Dirigentes da UTFPR estiverem presentes prestigiando todo o evento, da abertura até o seu encerramento. Marcaram presença o Reitor, Prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Claudia Regina Xavier, a Coordenadora da Editora (EDUTFPR),  Profa. Eunice Liu, a Profa. Katia Valéria Marques Cardoso Prates, representando a Diretoria de Pós-Graduação, o Prof. Rodrigo Rodrigo E. Catai, representando a Diretoria de Pesquisa, o Diretor-Geral do Campus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço e o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Edson Fontes de Oliveira, entre outros gestores.  O Prof. Marco Aurélio Toledo da Silva, Assessor de Pesquisa no Campus Londrina, deu suporte no estande da Instituição.

Além da participação na Mostra de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), com a participação do Prof. Alesandro Bail, líder do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (GQMATS) representando NAPI Hidrocarbonetos Renováveis, na Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, os professores Luis Fernando Cabeça e Felipe de Almeida La Porta, apresentaram projetos concluídos no Programa de Pós-Graduação de Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Já o professor Rodrigo Augusto Torres, levou resultados de vários projetos científicos desenvolvidos nos laboratórios do Campus, e sob a organização da Profa. Leila Martins, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (campi Apucarana e Londrina), expôs equipamentos, experimentos e resultados de pesquisa em banners. Projetos de extensão, como o Baja e o Gravidade Zero, do curso de Engenharia Mecânica, também foram apresentados pelo Prof. André Luis da Silva.  O Prof. Lucas Bonfim Rocha, acompanhado por alunos do curso de Engenharia Química, apresentou alguns projetos desenvolvidos pelos docentes do curso. O Programa de Pós-Graduação de Ensino em Matemática (PPGMAT), sob a coordenação da Profa. Adriana Helena Borssoi (Coordenadora do Programa) e outros docentes, expuseram  alguns produtos educacionais desenvolvido pelos discentes do curso.

No segmento da extensão, com o propósito de integrar os alunos do curso de Licenciatura em Química com a comunidade e sensibilizar os participantes quanto a importância da redução do descarte do óleo usado, os professores Prof. Fábio Cezar Ferreira e Marcos Piza, ministraram a oficina “Produção de Sabão Ecológico em barra (óleo usado e álcool), Vanish e Detergente de limão”. A servidora Mirela Casonato Roveratti, por sua vez, levou para a Mostra Interativa o Projeto dos Idosos 60+. No segmento da Cultura, a Profa. Carolina Maria Calliari, junto à equipe do Projeto Londrina Language Exchange, divulgou  suas principais ações e iniciativas junto à comunidade.

No âmbito do Empreendedorismo e da Inovação, as empresas incubadas no Centro de Inovação do Campus Londrina, BetaGlucan Biotecnologia e Zirkoon, apresentaram alguns de seus produtos, os quais são frutos da interação com os pesquisadores da Instituição.

Confira mais informações sobre o evento!

• Com informações e fotos das redes sociais: @dirppg_ld, @proppg.utfpr e @professor.schiefler.