Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Parceria

Parceria

Equipamentos de Pesquisa adquiridos pelo Consórcio de Inovação do Norte do Paraná começam a operar oficialmente
publicado: 28/06/2022 17h28 última modificação: 28/06/2022 17h33

Na tarde de ontem (27), foi realizada na UTFPR campus Londrina, a solenidade de entrega oficial e de início da operação dos Equipamentos de Pesquisa adquiridos pelo Consórcio de Inovação do Norte do Paraná. Trata-se de um “Microscópio Eletrônico de Varredura” e um “Espectrofotômetro (UV-VIS-NIR)”, que já foram instalados em uma extensão do Laboratório Multiusuário do Campus Londrina.

O investimento foi na ordem de mais de R$ 1 milhão de reais, recursos obtidos mediante emenda parlamentar conquistada pela Deputada Federal Luísa Canziani em parceria com a Fundação Araucária, além de um complemento da Reitoria da UTFPR.

Integram o Consórcio de Inovação do Norte do Paraná os campi da região norte da UTFPR, Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina, os campus Arapongas, Astorga e Londrina, do Instituto Federal do Paraná e a UFPR Campus de Jandaia do Sul.

Junto ao Reitor, Prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, e ao Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, compuseram a mesa de honra da solenidade a Deputada Federal, Luísa Canziani; o Presidente da Câmara Municipal de Londrina, Jairo Tamura; o Doutor Honoris Causa da UTFPR, Alex Canziani Silveira; a Assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro Nascimento; o Presidente do Consórcio de Inovação do Norte do Paraná e  Diretor do Campus Avançado do IFPR de Arapongas, Prof. Thiago Pereira do Nascimento; e o Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan.

Na ocasião, a Coordenadora do Laboratório Multiusuário do Campus Londrina, Profa. Lyssa Setsuko Sakanaka, fez uma breve apresentação sobre a concepção e objetivo do referido Laboratório e os serviços que pode prestar a partir dos equipamentos disponíveis.

O Presidente do Consórcio de Inovação, Prof. Thiago, mostrou em sua fala grande entusiasmo com a parceria firmada e todos os benefícios que ela poderá trazer, isto é o fomento da Inovação em rede. “A iniciativa coletiva, de cunho colaborativo, pode representar não só uma proposta de captação e implementação de projetos inovadores, mas muito mais do que isso, de compartilhamento de recursos materiais, humanos e de equipamentos, em prol do desenvolvimento da nossa região”, destacou.

A Deputada, em seu discurso, expressou alegria e satisfação por poder participar do momento que marca a primeira ação formal do Consórcio de Inovação. “Somar é muito melhor do que dividir”, destacou. Luisa ainda ponderou que esta parceria entre as Instituições de Ensino Federais da região norte do Paraná possibilitará a otimização de recursos e espaços, entre outros benefícios, que por certo, resultaram em resultados qualitativos para a educação, e consequentemente, para o desenvolvimento do país.

O Doutor Honoris causa da UTFPR, Alex, salientou que se sentia muito privilegiado em participar deste momento que representa “um grande salto de desenvolvimento”, haja vista o potencial desta união entre as Instituições de Ensino, que favorecem o desenvolvimento de projetos ainda mais inovadores para a toda a região norte do Paraná. Concluiu sua fala citando o poeta Victor Hugo: “Nada é mais poderoso do que uma ideia que chegou no tempo certo”, e completou “chegou o momento do Consórcio de Inovação”.

Lourenço, enquanto Diretor-Geral do campus Londrina, em sua fala, fez questão de agradecer a todos os envolvidos nesta parceria tão promissora. Também reforçou a tendência da realização de um trabalho compartilhado entre Instituições de Ensino para prestar mais serviços a sociedade e ao setor produtivo, e por fim, ponderou: “Que seja os primeiros de muitos equipamentos a serem adquiridos para alavancar ainda mais o desenvolvimento de pesquisas com foco na inovação”. Ao final, o dirigente fez questão de lembrar, registrar e agradecer ao Sr. Alex Canziani, o então Deputado Federal no ano de 2017, pela conquista e destinação da emenda parlamentar na ordem de R$ 350 mil, recurso que possibilitou a aquisição do equipamento “Difratrômetro de Raios - X” para o LabMult.

Convicto de que a cooperação é o melhor caminho para o desenvolvimento, o Reitor iniciou seu discurso ressaltando que a ideia da concepção do Consórcio de Inovação é a mesma que ele trouxe para a sua gestão na UTFPR, o trabalho em rede. “Temos que ser colaboradores, esta é a nova maneira de trabalhar”, pontuou. Além disso, o dirigente falou sobre as grandes potencialidades dos equipamentos adquiridos e suas aplicações, dizendo “Vocês adquiriram equipamentos sensacionais, parabéns!”. Encerrou o evento agradecendo a Deputada e a todos que apostaram nesta parceria, o apoio da Fundação Araucária e desejou sucesso na nova empreitada conjunta.

Também estiveram presentes, prestigiando o evento, o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da UTFPR, Prof. Roberto Molina; o Diretor-Geral da UTFPR campus Apucarana, Prof. Marcelo Ferreira; o Diretor-Geral da UTFPR campus Cornélio Procópio, Prof. Márcio Jacometti; o Diretor da UFPR Campus Jandaia do Sul, José Eduardo Padilha, entre outras autoridades.