Notícias
Pint of Science 2021
Neste ano, o maior festival de divulgação científica do mundo, o “Pint of Science”, está programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de maio. Assim, como na última edição, o evento será realizado integralmente em formato online, gratuito e aberto à comunidade, sem a necessidade de realizar uma inscrição prévia.
O festival, que é organizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho, conta com o apoio da UTFPR Câmpus Londrina, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-IAPAR). Têm como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Londrina (ABRASEL), do Londrina Convention Bureau, a MC cópias e a Cervejaria Amadeus.
Tem como objetivo aproximar da sociedade as pesquisas acadêmicas em uma linguagem menos formal, proporcionando a troca de conhecimento com a comunidade, em um ambiente que favoreça um bate-papo descontraído, com linguagem simples, sem a necessidade de conhecimento prévio.
Nesta edição (4ª), o festival trará 12 temas de diferentes áreas do conhecimento para discussões e debates, além de contar com a participação de 28 pesquisadores da cidade nas transmissões. Para participar, os interessados deverão acessar o link da transmissão no dia e horário do tema/palestra que escolher.
* Origem
O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O evento foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos. Nos anos seguintes, as principais cidades do país, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Dourados e Ribeirão Preto, também tiveram bate-papos com cientistas. Em 2018, devido à repercussão positiva do evento, o festival cresceu ainda mais, sendo realizado em 56 cidades, dentre elas, Londrina - cerca de 500 pessoas participaram do evento em dois bares da cidade. Já em 2019, participaram 85 cidades brasileiras e Londrina levou 19 palestrantes e 750 participantes nos três dias de evento. A primeira edição online, em 2020, contou com teve a participação de 29 países e 73 cidades brasileiras.
Confira mais informações:
- Instagram: www.instagram.com/cienciapevermelho/;
- Twitter: https://twitter.com/Ciencia_PeVerm;
- YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMAuv-Wa8bZWe92mPs6LdwA.
* Com informações da Comissão de Comunicação do Projeto Ciência Pé Vermelho.