Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Pós-Graduação em Pauta
conteúdo

Notícias

Pós-Graduação em Pauta

DIRPPG recebe Equipe da PROPPG para Reunião de Gestão
publicado: 18/08/2023 09h41 última modificação: 18/08/2023 09h41

Na última terça-feira (15), a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Londrina da UTFPR, juntamente com os Coordenadores dos Programas Stricto Sensu (PPGEA, PPGMAT, PPGCEM, PPGEN e PPGTAL), Cursos de Lato Sensu (Especialização), Líderes dos Grupos de Pesquisa e Gestores do Laboratório Multiusuário e do Centro de Pesquisa e Inovação (CEPI) se reuniram com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para tratar de temas estratégicos relacionados ao crescimento e desenvolvimento da atividade de pesquisa e dos cursos de pós-graduação ofertados no Campus.

Estavam presentes a Pró-Reitora, Profa. Claudia Regina Xavier, o Diretor de Pesquisa, Prof. Rodrigo Catai, o Diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu, Prof. André Schneider, o Coordenador de Cursos de Especialização, Prof. Ezequiel Siqueira e as Assessoras de Internacionalização, Profa. Lyvia Biagi, e de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profa. Kátia Prates.

A abertura contou com a presença do Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, e do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Prof. Edson Fontes de Oliveira. O cronograma contou com reuniões setoriais ao longo do dia, as quais foram mediadas pelo Diretor Prof. Edson Fontes de Oliveira (Programas Stricto Sensu), Prof. Joelmir André Borssoi (ASESP-LD), Prof. Carlos Eduardo Cava (Supervisor do LabMult-LD) e Prof. Luis Fernando Cabeça (Presidente do CEPI-LD).

Na programação, que teve início às 8h30 e foi encerrada às 18h, o foco das discussões foi a avaliação do atendimento às demandas dos Grupos de Pesquisa, Laboratório Multiusuário, Cursos de Pós-Graduação e do Centro de Pesquisa e Inovação do Campus, a luz do que estabelece o planejamento estratégico do Campus Londrina referente ao período 2021-2025, bem como ao Planejamento de Desenvolvimento Institucional da UTFPR (PDI – 2023-2027). Nesse contexto, foram revistas as metas e as ações estratégicas de curto, médio e longo prazos que cabem tanto à gestão específica de cada grupo ou setor, bem como àquelas de responsabilidade do Campus (DIRPPG e DIRGE) e da própria PROPPG.

O Diretor Geral, Prof. Sidney Lourenço, salientou em seu pronunciamento a importância dessa interação com a PROPPG para realizar as metas previstas no planejamento estratégico do Campus no que se refere à pesquisa e pós-graduação. O Diretor chamou atenção para as ações do Campus para o desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa e do Laboratório Multiusuário, com a concessão de instalações, fomento e compra de equipamentos, bem como para a consolidação dos cursos de especialização e de mestrado. O Diretor ainda citou que a ascensão de nota na CAPES de todos os nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de 3 para 4 nesses últimos anos expressa a qualidade do trabalho desenvolvido por todos, o que nos credencia, inclusive, a elaborar nossas propostas de criação dos primeiros cursos de Doutorado no Campus.

O Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Edson Fontes, relembrou que a PROPPG tem realizado essa reunião de gestão no Campus Londrina anualmente, salientando que a iniciativa é muito importante, pois permite reavaliar e readequar as ações estratégicas de gestão no contexto da pesquisa, pós-graduação e inovação. O Diretor reforçou a possibilidade de promover e aprimorar a interlocução entre os Pesquisadores e Gestores do Campus com a equipe da PROPPG, permitindo melhor qualificar a atuação conjunta na execução das atividades previstas em nosso planejamento institucional. O Diretor informou que todos os encaminhamentos discutidos nas diferentes reuniões setoriais serão compilados em um documento e compartilhado com os gestores e a equipe da PROPPG.

No final da tarde, a equipe da PROPPG foi convidada a visitar in loco as instalações físicas da Central de Laboratórios de Pesquisa (Bloco L) e do Centro de Pesquisa e Inovação (Bloco D), quando foram recepcionados por Pesquisadores e estudantes, os quais apresentaram informações sobre os principais projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pelo Campus.