Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Premiação

Alunos da Engenharia Mecânica são premiados no Hackathon Smart Agro
publicado: 18/04/2023 17h07 última modificação: 18/04/2023 17h19

Os alunos Amanda Candido Ferreira, Bruno Pontes Fuentes, Caio Eduardo de Melo Ríbolli, Lucas Gabriel Vieira Masi e Luís Gustavo Rodrigues Muriti Filho, do Curso de Engenharia Mecânica, da UTFPR Londrina, compuseram a equipe  “BudTech”, que conquistou o 3º lugar  na quinta edição do Hackathon Smart Agro, evento realizado pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae/PR e governança AgroValley.

Na maratona, que reuniu mais de 20 grupos, a equipe foi premiada com R$ 1.000,00 (mil reais), com a proposição do projeto “Rover Autônomo, batizado de Beatlebot”, veículo robótico terrestre, associado a um software de Inteligência Artificial, com capacidade para monitorar continuamente propriedades rurais tomando dados sobre pragas e saúde do solo.

De acordo com Ríbolli, a solução proposta pela sua equipe, visa propiciar a aplicação de técnicas de manejo integrado de pragas (MIP) para reduzir a quantidade de agrotóxicos, otimizar a produção e impedir a infestação de pragas agrícolas antes mesmo que aconteçam. “Os benefícios alcançam não só os proprietários rurais, pois o veículo viabilizará a redução de gastos, otimização da produtividade e a integração entre máquinas inteligentes e autônomas, além do monitoramento em tempo real da fazenda. Já, os consumidores, terão à sua mesa alimentos com muito menos agrotóxicos”, explica o acadêmico.

A equipe avaliou a experiência como sendo única e transformadora, trazendo desafios que ampliam, sobremaneira, o conhecimento e o senso criativo dos participantes, já que impulsionam a busca de soluções inovadoras voltadas para a melhoria de produtos, serviços e processos.