Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Publicação

Publicação

Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia de Materiais acaba de ser publicado em Periódico Internacional
publicado: 15/06/2021 14h33 última modificação: 15/06/2021 16h28

A egressa do Curso de Engenharia de Materiais, Letícia Belini Gulin, acaba de publicar o artigo intitulado “Viability of Bacillus subtilis immobilization using silica gel for self-healing of cement based materials”, no periódico International Journal of Advanced Engineering Research and Science (JAERS, v. 8, n. 6, Junho), classificado com A2 na área multidisciplinar.

O artigo, fruto do seu trabalho de conclusão de curso (desenvolvido com o auxílio do edital PROGRAD/PROREC 01/2018), que foi orientado pelo Prof. Marcio Florian e coorientado pela doutoranda em Engenharia Civil, Nicole Schwantes Cezario (UEL), apresenta resultados das investigações realizadas a partir da utilização de Concretos autocicratizantes com adição de bactérias, trazendo uma solução que possibilita a selagem das fissuras na estrutura do concreto.

De acordo com o Prof. Márcio, ter a oportunidade de publicar os resultados de uma pesquisa em um periódico reconhecido com parâmetro de excelência internacional, é muito gratificante, “representa, sem dúvidas, um feedback muito positivo da relevância do conteúdo das pesquisas que estamos propondo desenvolver junto aos alunos”. Além do mais, o docente ressalta que os recursos do PROGRAD/DIREC investidos para fazer “ciência”, são indispensáveis, garantindo a aquisição de insumos, materiais e equipamentos, que viabilizam o desenvolvimento de pesquisas inovadoras.

Confira o artigo na íntegra!