Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Publicação Internacional

Publicação Internacional

Estudante de Iniciação Científica da Engenharia Química publica artigo em Revista Internacional
publicado: 16/05/2019 11h36 última modificação: 16/05/2019 12h00

O estudante de iniciação científica Victor Y. Suzuki, aluno do curso de Engenharia Química, da UTFPR Câmpus Londrina, acaba de publicar o artigo: Characterization of the structural, optical, photocatalytic and in vitro and in vivo anti-inflammatory properties of the Mn2+ doped Zn2GeO4 nanorods”, no periódico Journal of Materials Chemistry C, com a colaboração de outros pesquisadores da UTFPR, e das universidades UFJF, UFVJM, USP, UFSCAR.

O trabalho, fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no laboratório de Nanotecnologia e Química Computacional (NANOQC), sob orientação do professor Felipe A. La Porta, destaca os efeitos da incorporação de manganês nas propriedades destes nanocristais de germanato de zinco. “Os resultados obtidos foram correlacionados com os defeitos estruturais dos nanobastões, que contribuíram para uma compreensão mais fundamental de suas propriedades. Além disso, este é o primeiro relato sobre a modulação da atividade anti-inflamatória destes nanocristais”, ressaltou o professor orientador.

Para La Porta, o trabalho do Victor corrobora e valida a importância dos projetos de iniciação científica para a formação do aluno, os quais favorecem um caminho mais pavimentado rumo as possibilidades de publicações de artigo mesmo durante o período da graduação. O docente ainda complementa que “a pesquisa científica na UTFPR tem crescido ao longo dos últimos anos graças a enorme apoio das agências de fomento. Esses recursos são essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias e, além disso, contribuem para uma maior visibilidade da instituição e dos cursos que ela oferece”, como é o caso da Engenharia Química, que iniciou suas atividades em agosto de 2015.