Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Publicação Internacional
conteúdo

Notícias

Publicação Internacional

Grupo de Pesquisa em Nanomateriais Aplicados publica artigo de Revisão em Periódico Internacional
publicado: 29/09/2021 18h08 última modificação: 29/09/2021 18h08

O Grupo de Pesquisa em Nanomaterias Aplicados, da UTFPR campus Londrina, acaba de publicar um artigo de revisão no prestigiado periódico internacional Colloids and Surfaces A: Physicochemical and Engineering Aspects (Fator de Impacto 4,5). O artigo intitulado "Incorporation of nanomaterials on the electrospun membrane process with potential use in water treatment", de autoria dos pesquisadores Armando Escribá, Breno Augusto Tabosa Thomé da Silva,  Carlos Eduardo Cava e Sidney Alves Lourenço, apresenta uma revisão sobre os artigos mais recentes que utilizam nanomateriais incorporados em nanofibras para aplicações de purificação e tratamento de água.

A rápida urbanização, o crescimento econômico e a industrialização são algumas fontes de poluentes emergentes, como produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal e metais pesados. O tratamento regular de água potável e esgoto não foi projetado para lidar com esses poluentes emergentes. Neste contexto, os processos de filtração e adsorção por membrana representam uma forma potencial de lidar com poluentes emergentes; infelizmente, as membranas comerciais regulares e os materiais absorventes têm limites em termos de fluxo e rejeição. A técnica de eletrofiação é uma tecnologia promissora que pode ser usada para gerar membranas compostas por fibras em escalas micro e nanométricas com alto desempenho em termos de alto fluxo, propriedades anti-incrustantes, boas propriedades mecânicas e porosidade interconectada.

Para a revisão, os autores levaram em consideração a incorporação de nanomateriais na superfície e em fibras aplicadas em processos de micro, ultra, nanofiltração, osmosedireta, bem como processo de adsorção para potencial uso no tratamento de água. Para avaliar o desempenho, foram analisados alguns parâmetros como Fluxo, seletividade e anti-incrustação.

Como resultado, os pesquisadores identificaram a partir das análises realizadas nos processos supracitados que a incorporação de nanomateriais na superfície e em fibras aplicadas, bem como no processo de adsorção, tem um potencial positivo na utilização do tratamento de água.