Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Qualidade em Educação x Empreendedorismo

Qualidade em Educação x Empreendedorismo

UTFPR Londrina tem todos seus cursos de Graduação classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão
publicado: 20/11/2023 11h08 última modificação: 20/11/2023 11h08

O Campus Londrina da UTFPR teve os seus 7 cursos de graduação avaliados com 4 estrelas no Guia Faculdade 2023 do Estadão. A classificação dos cursos, que foi divulgada na última semana do mês de outubro, é realizada a partir do tripé da qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura da Instituição, mediante um questionário que é respondido pelos coordenadores de curso.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar do Guia da Faculdade do Estadão, que é fruto uma parceria entre o Estadão e a startup Quero Educação desde 2019.

De acordo com o Guia, a classificação “4 estrelas” é destinada a cursos considerados muito bons. Esta avaliação positiva, também foi evidenciada nos resultados Ranking Universitário Folha (RUF) 2023 divulgado nesta segunda-feira (13/11), que classificou a UTFPR em 43ª lugar na colocação geral e em 19º na área de Ensino. A UTFPR está, portanto, entre as 50 melhores Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Brasil, dentre as 203 avaliadas no referido Ranking. Em qualidade de ensino, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná está em terceiro lugar dentre todas as Instituições Paranaenses.

De acordo com o Assessor Executivo do Campus Londrina da UTFPR, Prof. Paulo de Tarso Carvalho, a classificação recebida na “área de ensino”, revela e comprova que a Instituição tem cumprido com dedicação sua missão, que é promover a educação de excelência através do ensino, pesquisa e extensão. “Esta classificação é uma das mais importantes e nos dignifica muito, pois mostra que estamos no caminho certo, trabalhando em prol da oferta de um ensino público, gratuito e de qualidade, que viabiliza uma qualificação profissional robusta voltada para os interesses e demandas da sociedade”, salienta o gestor.

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2023 é uma avaliação anual de cursos superiores em atividade no País. São avaliados cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. A última edição do ranking havia sido lançada em 2019.

Além desses destaques, a UTFPR acaba de sair no topo do Ranking das Universidades Empreendedoras 2023. Dentre as 108 Universidades participantes do Brasil, ela ficou em 13ª lugar no país, e em 1º lugar, no estado do Paraná. O ranking é uma realização da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, que há sete anos tem buscado identificar práticas e iniciativas que incentivam o empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, auxiliando no desenvolvimento da sociedade, por meio de ações inovadoras.

O Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, com muita alegria, celebrou com sua equipe o recebimento de “4 estrelas” para todos os cursos de graduação do Campus Londrina no Guia da Faculdade Estadão, uma relevante colocação da Instituição na área de Ensino pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, e ainda, o primeiro lugar da UTFPR como a Universidade mais Empreendedora no estado do Paraná. “Podemos considerar que estes resultados tão positivos comprovam, certamente, a qualidade dos nossos cursos, da infraestrutura que oferecemos aos nossos alunos nas atividades do ensino, pesquisa e extensão, somada a competência dos nossos Coordenadores de curso e de todo o corpo docente. A nossa missão é continuar trabalhando para que a ensino ofertado pela nossa Instituição continue sendo de excelência!”