Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Reciclagem de Óleo

Reciclagem de Óleo

Projeto Extensionista e Educativo da Licenciatura em Química movimenta o Calçadão de Londrina
publicado: 11/12/2023 15h20 última modificação: 11/12/2023 15h56

O Projeto de Ações Educativas para Reciclagem de Óleo e Gorduras para Produção de Sabão Caseiro líquido movimentou o Calçadão da cidade de Londrina, pela manhã, no último sábado (09/12). A ação de extensão do curso de Licenciatura em Química, coordenada pelos professores Isabel Craveiro Moreira Andrei, Alessandra Stevanato e Cristiano Torres Miranda, que contou com a participação de seis alunos(as) do curso, distribuiu a comunidade londrinense 140 litros de sabão líquido com a receita.

A ênfase do projeto está na conscientização da comunidade acerca da importância da reciclagem do óleo para a preservação do meio ambiente, ensinando a produção de sabão caseiro líquido e sólido, com a distribuição gratuita da receita e de amostras grátis do produto.

Na ocasião, as pessoas que passaram pelo local, mais precisamente em frente ao Teatro Ouro Verde, e os comerciantes do entorno, foram surpreendidas com  o recebimento da garrafinha de sabão. “O olhar das pessoas era de surpresa”, relata a Profa. Alessandra ao falar da receptividade das pessoas a ação. A docente acredita que pode ser pela gratuidade da amostra, já que “hoje em dia está muito difícil ganhar qualquer coisa de graça”, comenta.

Ocasionalmente, próximo ao local, estava sendo realizado um evento da Associação Comercial de Londrina (ACIL) e da Prefeitura de Londrina, a cerimônia de lançamento do projeto de revitalização de toda a região histórica de Londrina (Núcleo Novo Centro), possibilitando que algumas autoridades políticas e civis, como a Deputada Federal Luísa Canziani, o Prefeito Marcelo Belinati, o Secretário de Governo João Luiz Martins Esteves, o Presidente da ACIL, Angelo Pamplona e o Presidente da Codel, Alex Canziani, também recebessem o sabão e conhecesse um pouco do referido projeto. Depois de saber como o sabão líquido poderia ser utilizado na limpeza, Canziani demonstrou interesse na proposta e se colocou à disposição do Grupo para estender a implementação do projeto em algumas escolas municipais, caso haja possibilidade e interesse da Instituição.

Para a Profa. Isabel, a receptividade da ação por parte da comunidade foi muito boa e positiva, o que motiva o grupo a continuar a ação no próximo ano. O grupo vai se reunir e verificar a possiblidade de repetir a ação, ao menos, uma vez por mês em 2024, durante o calendário acadêmico. “Se tivermos condições financeiras, de pessoal e a autorização da CMTU, o projeto poderá passar a ser permanente”, pondera a docente.