Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Saúde Mental

Saúde Mental

I Semana da Saúde Mental tem ampla programação e é aberta a toda Comunidade Acadêmica
publicado: 10/10/2019 16h38 última modificação: 10/10/2019 16h55

O Centro Acadêmico Allan Nishioka - CAAN, juntamente com a Comissão de Saúde Mental da UTFPR Câmpus Londrina, promove a I Semana da Saúde Mental, entre os dias 14 e 18 de outubro, com o intuito de ajudar os estudantes a cuidarem de sua saúde mental e prevenir doenças psicossociais, visto que a graduação pode ser um período bastante estressante na vida de uma pessoa. Entre as atividades previstas, estão palestras e oficinas ministradas por alunos/servidores, e um espaço de recreação.

Os temas a serem debatidos durante o evento se devem à preocupação com a saúde mental dos estudantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, e a ansiedade é um sintoma que costuma anteceder a depressão. Há estudos que mostram que pelo menos metade dos pacientes com sofrem do chamado Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) irá desenvolver o Transtorno Depressivo Maior (TDM) em algum momento. O universitário está muito sujeito a ter ansiedade e depressão, em virtude das pressões que enfrentam no dia-a-dia, das expectativas próprias e da família; por isso é importante ver como ele interpreta a si mesmo e o mundo ao seu redor, mostrando que o que realmente importa são seus desejos e expectativas, e não os dos outros. A espiritualidade e ressignificação da vida também são grandes aliadas neste processo.

Portanto, para quem não quer perder a oportunidade de participar da I Semana de Saúde Mental, que irá discutir estes e outros assuntos ligados à área, segue a programação do evento que acontece a partir da próxima segunda-feira, lembrando que todas as palestras serão realizadas no auditório da UTFPR. A palestra de abertura, na segunda, tem como tema “Um Olhar sobre a Saúde Mental na Universidade”, e será ministrada, a partir das 19h, pela psicóloga Dalila Caroline do Carmo.

Na terça-feira (15), das 17h30 às 19h, terá uma Roda de Conversa intitulada “DP ou Deprê, Qual a relação dos estudantes com a doença do século?”, com a psicóloga Milena Leal Macedo.

Na quarta-feira (16), haverá várias atividades, começando às 8h, com uma palestra de peso, intitulada “Ansiedade e Depressão”, a ser ministrada pelo expert no assunto Dr. Ricardo Baracho dos Anjos, CEO da “Eu me autorizei” - Capacitando pessoas a uma vida de excelência – Palestras, Cursos Presenciais e On-Line. Autor do Livro “Terapia Psicanalítica Empreendedora – A reconstrução do crer, no ser para o fazer”, o convidado tem vasto currículo na área da psicologia, inclusive com passagem pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O convite para esta palestra partiu do grupo Dunamis Pockets, movimento cristão cujas ações tem por objetivo a evangelização no ambiente universitário.

À tarde, ainda na quarta-feira, estão programadas a Roda de Conversa “Crise de ansiedade”, das 14h às 15h, e a Oficina “Yoga do Riso”, com André Andrade, na sala K 311.

Na quinta-feira (17), será realizada uma oficina de “Expressão Corporal”, das 10h às 11h30, com a aluna Maria Eduarda Pesenti, na sala K 311. À tarde, das 14 às 16h, no mesmo local, uma outra oficina especial: “Música e Sentimento”, com Leonardo Parreira.

E para fechar o evento em alto astral, sexta-feira será o Dia “D”, de Diversão, com diversas atividades recreativas; um dia inteirinho para soltar a criança que existe dentro de cada um de nós. Todos estão convidados a participar da I Semana da Saúde Mental, cuja programação é aberta a todos os interessados.

As inscrições para as Oficinas devem ser feitas em https://linktr.ee/caallannishioka. Mais informações no insta @caan.utfpr.