Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > SICITE

SICITE

Com 996 trabalhos inscritos, Câmpus Londrina sedia Sicite 2017
publicado: 23/10/2017 10h26 última modificação: 23/10/2017 11h34

O XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, iniciado na última quarta-feira (18), encerrou suas atividades na última sexta-feira (20). Ao todo, foram 996 trabalhos inscritos nas modalidades “oral” e “pôsteres”.

No dia 18 de outubro, pela manhã, foram realizados minicursos, e no período da tarde, foi dado início as apresentações dos trabalhos desenvolvidos por alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da instituição. Na cerimônia de abertura, que aconteceu no Cine Teatro Ouro Verde, às 19h, a mesa de honra foi composta pelo Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, pelo Pró-Reitor  adjunto  de  Pesquisa  e Graduação, Prof. Nestor Cortez Saveda Filho, pelo Diretor de Pesquisa, Prof. Paulo José Abatti, pelo Diretor-Geral do Câmpus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço, pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus, Prof. Edson Fontes de Oliveira, pelo Chefe do Departamento de  Iniciação Científica e Tecnológica, Prof. Reginaldo Justino Ferreira, pela Presidente  da  Comissão  Organizadora  do  XXII SICITE,  Profa.  Kátia Valéria Marques Cardoso Prates, e pela palestrante Analista em Ciência & Tecnologia do CNPq, Dra. Sofia Daher Aranha. As apresentações musicais ficaram por conta da cantora Catarina Estralioto e do Grupo Ishindáiko.

Os discursos das autoridades refletiram a importância da Iniciação Científica (IC) para o aperfeiçoamento da formação dos alunos, já que é uma ferramenta que estimula e prepara os acadêmicos para o mundo da pesquisa científica. Repercutiu ainda a satisfação de todos com a organização do evento e apontaram de forma positiva a criação e a utilização das novas tecnologias e suportes que contribuíram significativamente para a gestão do evento, como a criação do Portal de Eventos Institucionais da UTFPR (EVIN) e do Aplicativo APP SICITE 2017.

Na quinta-feira (19), além da apresentação de trabalhos, mesa redonda e palestras, também foi realizada a noite cultural com os Foods Trucks, oportunidade em que os participantes tiveram um momento de descontração com muita comida e música boa.

O Encerramento (20), foi marcado pela palestra, por vídeo conferência, do fundador da empresa Hi Technologies, Dr. Marcus Vinícius Mazega Figueiredo, que falou sobre o tema “Como fazer tecnologia na área de Saúde?”. Também foram realizadas as premiações dos melhores trabalhos apresentados durante o evento, dos participantes que alcançaram os melhores índices de rankeamento no uso do APP SICITE 2017 e da foto mais curtida na fanpage do evento.

A presidente da comissão organizadora do XXII SICITE, Profa. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates, denotou em sua fala muita satisfação e emoção no encerramento. Agradeceu aos integrantes da comissão pelo esmerado trabalho e a todos que ajudaram de alguma forma na organização, possibilitando que o saldo do evento fosse muito positivo. Também fez questão de agradecer ao Diretor-Geral do Câmpus, Prof. Sidney Alves Lourenço, pela confiança e apoio do início ao final do evento.