Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Sustentabilidade

Sustentabilidade

UTFPR Londrina promove ações na Semana da Sustentabilidade
publicado: 06/11/2023 15h21 última modificação: 06/11/2023 15h21

A UTFPR realizou, entre os dias 23 e 27 de outubro, a “Semana da Sustentabilidade” em todos os campi da Universidade. No Campus Londrina, o evento foi coordenado pela Assessoria de Sustentabilidade, com apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Durante a semana, foram trazidas informações, reflexões e discussões, referentes à temática da Sustentabilidade, não só no âmbito ambiental, mas também social, que tem como premissa o bem-estar da população e a promoção da qualidade de vida, para a construção de uma sociedade humana mais sustentável.

A programação, que mesclou atividades remotas e presenciais, foi composta por três mesas redondas, sendo uma com ênfase na  “Ambientalização Curricular em Instituições de Ensino Superior Multicampi (06/10)”, outra focada na “A formação do estudante com uma cultura sustentável (20/10)”, e por fim, uma destinada a troca de informações e reflexões acerca da Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Superior (27/10)”. As rodas de conversa trouxeram discussões na área de Saúde (Prevenção de HIV/AIDS, dia 24, com o Enfermeiro André Luis dos Santos Silva) e sobre a Lei Maria da Penha (dia 26, com a Advogada Kauane Guerra). Além disso,  no dia 25, foi proferida  a palestra  “Prática de Proteção e Recuperação de Nascentes” pelo Engenheiro Eduardo Henrique Baltrusch de Gois, no dia 26, ocorreu o encerramento do Desafio “Recicla UTFPR”, e no dia 27, foi ministrada uma Oficina participativa de “Gravimetria”, pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Campus Londrina.

Em todos os campi foram realizadas, ainda, duas ações de impacto, com a finalidade de chamar a atenção da comunidade universitária para algumas questões relevantes e cotidianas que envolvem a mudança de atitude por um mundo mais sustentável. A primeira, denominada “Dia Sem Água",  foi realizada no dia 25  sob a coordenação da Comissão de Saneamento da UTFPR-LD e consistiu na limitação do acesso à água de torneiras e bebedouros por algumas horas. Nestes locais, foram coladas mensagens de sensibilização, chamando a atenção para o uso racional da água. A segunda ação “Dia Sem Lixeira”, realizada no dia 26, foi coordenada pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR-LD e objetivou lacrar parte das lixeiras com vistas a promover a sensibilização da comunidade quanto à destinação adequada e a redução da geração de resíduos sólidos.

A Comissão de Apoio à UTFPR Sustentável da UTFPR-LD agradece às Comissões locais temáticas pela promoção das atividades realizadas e a todos os participantes pelo envolvimento e contribuições com as discussões.