Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > VII SEI

VII SEI

Seminário de Extensão e Inovação recebeu 332 trabalhos dos 13 Câmpus
publicado: 25/10/2017 15h09 última modificação: 25/10/2017 15h59

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina sediou nesta segunda (23) e terça-feira (24) o VII Seminário de Extensão e Inovação, promovido e realizado anualmente pela Pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias e Diretorias de Relações Empresariais e Comunitárias dos 13 Câmpus da UTFPR.

O evento, que contou com cerca de 500 participantes, visou oportunizar aos alunos e servidores que desenvolvem atividades de extensão, cultura e inovação, conhecerem e compartilharem projetos que tem sido produzidos na Universidade.

Na ocasião, foram apresentados 303 trabalhos dos 13 câmpus da instituição nas modalidades “oral” e “pôsteres”. A programação também contemplou mesas redondas, minicursos, oficinas e palestras.

No primeiro dia do evento, no período da manhã e da tarde, foram realizadas algumas reuniões de trabalho, o VIII Encontro dos Departamentos de Extensão dos Câmpus (DEPEX), e simultaneamente, o segundo encontro dos Departamentos de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET) e Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da UTFPR.

A solenidade oficial de abertura aconteceu na segunda-feira (23), às 19h30, no Centro de Convenções do Shopping Aurora. Compuseram a mesa diretiva o Reitor da UTFPR, Prof. Luiz Alberto Pilatti, o Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Prof. Douglas Paulo Bertrand Renaux, o Diretor-Geral do Câmpus Londrina, Prof. Sidney Alves Lourenço, o Diretor Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus, Prof. Marcos Massaki Imamura, a Diretora de Extensão, Profa. Laize Márcia Porto Alegre, o Diretor da Agência de Inovação, Prof. Gilberto Branco e o Presidente da Comissão Organizadora do VII SEI, Prof. Paulo de Tarso Carvalho.

O evento foi abrilhantado pela apresentação do Coral da Copel, regido pelo Maestro Erico Engelmann, e contou ainda com a palestra da Profa. Maria José de Resende (UEL), que proferiu a palestra: “As metas sócio-econômicas denominadas ODM e ODS e os desafios postos ao desenvolvimento humano sustentável”.

Entre as autoridades presentes estavam o Pró-Reitor de Extensão da UEL, Prof. Gilberto Hildebrando; o Presidente do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), Sr. Celso Fernandes Junior; o Gerente industrial da empresa PADO, Sr. José Maria Berrocal, e o Sr. Pedro Sella, representando a CODEL.

Durante os discursos das autoridades foram destacados a importância de ações e projetos de extensão na Universidade, considerando que é um dos meios de aproximação da universidade com a sociedade e o meio produtivo, por meio do planejamento e desenvolvimento de pesquisas voltadas diretamente para as demandas pontuais da sociedade em busca de resolução de problemas e inovações de processos e produtos.

A Cerimônia de encerramento aconteceu ontem (24), com a premiação dos melhores trabalhos apresentados e um agradecimento especial do presidente da Comissão organizadora do VII SEI, Prof.  Paulo, que fez questão de agradecer o apoio da Pró-Reitoria  de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, da Agência de Inovação, do diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus, do Diretor-Geral do Câmpus, dos participantes e dos servidores que integraram a comissão em busca de organizar o segundo evento mais importante da UTFPR, o SEI. Concluiu sua fala dizendo: “O esforço nessa empreitada, não tem nenhuma paga, a não ser, a satisfação de saber que fizemos o que tinha que ser feito dando o melhor de nós”.