Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Visita Oficial

Visita Oficial

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita a UTFPR Londrina e recebe projeto de duplicação do Centro de Inovações
publicado: 24/06/2022 09h45 última modificação: 24/06/2022 09h45

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, esteve na tarde de ontem (23), em visita ao campus Londrina. Na ocasião, Alvim, que foi recepcionado pelo Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Prof. Rubens Alexandre de Faria, e pelo Diretor-Geral do campus, Prof. Sidney Alves Lourenço, conheceu as instalações do Centro de Inovações (CEPI) e recebeu das mãos do diretor-geral um projeto para a duplicação deste espaço, que foi idealizado e preparado para fortalecer a cultura da inovação na UTFPR.

No centro de inovações, o Prof. Marcos Rambalducci, que é dirigente da unidade, apresentou ao ministro e sua comitiva as instalações do ambiente, falou sobre as seis empresas já hospedadas e trouxe a baila as razões que projetam a necessidade de ampliação do local, enfatizando que este espaço tem se mostrado promissor e estratégico por viabilizar a realização de pesquisas inovadoras de base tecnológica em Londrina e região, aproximando a Universidade do setor produtivo.

Na sequência, a autoridade do governo federal, que estava acompanhada pelo Deputado Federal Felipe Barros, foi conduzida ao auditório do campus, oportunidade em que o Ministro e o Diretor-Geral deram uma entrevista coletiva a imprensa. Além disso, pela fala do Gerente Regional do Sebrae-PR, Fabrício Pires Bianchi, Alvim e todos os presentes também puderam conhecer a missão e o propósito do Ecossistema de Inovação de Londrina.

O Pró-Reitor da UTFPR se mostrou grato pela visita do ministro e pela oportunidade de poder estar na UTFPR Londrina junto ao corpo diretivo do campus compartilhando deste momento que oportuniza a apresentação de ações e projetos que visam promover a Inovação, aproximando a Universidade do Setor produtivo. “Somos professores para trazer conhecimento técnico ao aluno, de vida e, principalmente, dentro de uma empresa”, destacou Faria.

Mostrando entusiasmo com o que viu e ouviu durante a visita, Alvim, reforçou que o estado do Paraná e a cidade de Londrina tem se destacado entre as regiões do Brasil que tem crescido em mecanismos que repercutem um ambiente propício e atrativo para a promoção da inovação. Estando a poucos meses na gestão da pasta, o ministro destacou que é a terceira vez que visita alguma cidade do Paraná, e justificou que é exatamente por isso, as Instituições de Ensino Superior da região têm implementado estratégias que promovem a cooperação, relação que hoje, é essencial e indispensável para que se estabeleça um ambiente propício a inovação. “Aqui se faz transformação”, destacou o ministro.

O Diretor-Geral também fez questão de agradecer a visita do Ministro. “Para nós é uma grande honra receber a maior autoridade na área de ciência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico”. Também enfatizou que a UTFPR vem com o propósito de ser um diferencial, isto é, de aproximar o universo acadêmico do setor produtivo. “Conte conosco, estamos aqui imbuídos neste propósito de trazer desenvolvimento tecnológico para a região e para o nosso Brasil”, concluiu.

Entre os convidados que prestigiaram o evento estavam o Prefeito da cidade de Ibiporã, José Maria Ferreira; a Prefeita da cidade de Itambaracá, Mônica Zambon; o Vereador da cidade de Assaí, Rafael Gouveia Greca; a Reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro; os diretores-gerais dos campi Apucarana e de Cornélio Procópio da UTFPR, Prof. Marcelo Ferreira da Silva e Marcio Jacometti, respectivamente; e representantes da UNICESUMAR, UNIFIL, da Universidade Positivo, da Faculdade Inesul, do Colégio Londrinense e da Embrapa Soja.