Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Visita Pesquisadores

Visita Pesquisadores

UTFPR Câmpus Londrina recebe visita de Pesquisadores da UNIVALE
publicado: 21/01/2021 09h22 última modificação: 21/01/2021 09h22

Na última sexta-feira, 15/01, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-LD), o Centro de Inovação (CEPI) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) dos Câmpus Apucarana e Londrina recepcionaram a Profª. Zeina Calek Graize Trindade, Pesquisadora da UNIVALE/MG,. A Profª. Zeina é líder de um grupo de pesquisa que já possui parceria com a UTFPR a partir do desenvolvimento do projeto Eco-Chumbo, implementado em conjunto com o Núcleo de Inovação Industrial do Câmpus Apucarana.

Nessa visita técnica, a Profª. Zeina estava acompanhada do discente do PPGEA Daniel Graize Trindade, sócio-proprietário da empresa Antares Reciclagem, com quem o PPGEA desenvolveu projeto de pesquisa, entre 2017 e 2018, para o reaproveitamento de metais contidos em resíduo de decapagem química. Ambos visitaram as instalações do Centro de Inovação do Câmpus Londrina e foram recepcionados pelo Prof. Marcos Rambalducci, Diretor do Centro de Inovação e Chefe do Departamento de Apoio e Projetos Tecnológicos (DEPET) da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-LD).

Nesse encontro foi discutido o potencial de que no futuro, esse projeto, bem como outros também relacionados à reciclagem e reuso do chumbo pela indústria de fabricação de baterias automotivas e dispositivos correlatos possam ser desenvolvidos no Centro de Inovação do Câmpus Londrina. Como explicitado pelo Prof. Edson Fontes de Oliveira, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Londrina, “o CEPI tem com um dos seus objetivos fomentar a atividade de pesquisa voltada para o aperfeiçoamento de técnicas e métodos, bem como geração de produtos, que possam otimizar e aprimorar a atividade das empresas”.

O Prof. Alesandro Bail, Coordenador do PPGEA, enfatizou que “projetos de pesquisa como o Eco-Chumbo, o qual é fruto da interação entre duas universidades e conta com o apoio da empresa Antares Reciclagem, possibilitam ricas experiências aos discentes”. Por valorizar a interação entre a universidade e a indústria, funciona como uma espécie de trainee para os discentes em suas futuras atividades profissionais. Além disso, o projeto Eco-Chumbo, que visa a coleta de resíduos odontológicos na cidade de Londrina e desenvolvimento de pesquisa envolvendo os materiais nele contidos, abre uma outra importante porta para o PPGEA, pois incentiva um trabalho de conscientização dos discentes junto às clínicas e consultórios do município", disse.