Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Visita PROPPG
conteúdo

Notícias

Visita PROPPG

Campus Londrina recebe comitiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR
publicado: 23/09/2021 18h04 última modificação: 23/09/2021 18h04
Exibir carrossel de imagens Da esquerda para a direita: Prof. Felipe de Almeida La Porta (DAQUI), Prof. Edson Fontes de Oliveira (DIRPPG), Profa. Cláudia Regina Xavier (PROPPG), Profa. Mariana de Souza Sikora (Presidente do Comitê de Laboratórios Multiusuários), Profa. Lyssa Setsuko Sakanaka (LabMulti-LD), Prof. Sidney Alves Lourenço (Diretor-Geral) e Prof. Rodrigo Catai (Diretor de Pesquisa)
  • IMG_5363.JPG
  • "> IMG_5162.JPG
  • "> IMG_5178.JPG
  • "> IMG_5281.JPG

Da esquerda para a direita: Prof. Felipe de Almeida La Porta (DAQUI), Prof. Edson Fontes de Oliveira (DIRPPG), Profa. Cláudia Regina Xavier (PROPPG), Profa. Mariana de Souza Sikora (Presidente do Comitê de Laboratórios Multiusuários), Profa. Lyssa Setsuko Sakanaka (LabMulti-LD), Prof. Sidney Alves Lourenço (Diretor-Geral) e Prof. Rodrigo Catai (Diretor de Pesquisa)

A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Londrina recebeu ontem, dia 22 de setembro, uma comitiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UTFPR. Durante todo o dia, foram apresentados dados e informações referentes aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações) e Stricto Sensu (Mestrado), sobre o Laboratório Multiusuário (LabMult-LD) e o Centro de Pesquisa e Inovação (CEPI-LD), além de compartilhadas demandas e expectativas de cada segmento no âmbito de seus respectivos planejamentos estratégicos.

A comitiva formada pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Cláudia Regina Xavier, pelo Diretor de Pesquisa, Prof. Prof. Rodrigo Catai, e pela Presidente do Comitê de Laboratórios Multiusuários, Profa. Mariana de Souza Sikora, foi recepcionada pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Edson Fontes de Oliveira, e pelo Diretor-Geral, Prof. Sidney Alves Lourenço, que deram as boas-vindas aos gestores logo no início da manhã. Na sequência, a Profa. Cláudia Regina agradeceu a acolhida em nome da comitiva e destacou que a PROPPG está à disposição dos Campi no sentido de trabalhar em rede para que a Pós-Graduação cresça e se fortaleça ainda mais na UTFPR, com o apoio de todos os envolvidos.

Dando continuidade, o Prof. Edson Fontes fez uma explanação acerca do planejamento estratégico da DIRRPG para o período 2021-2025. Em seguida, os Coordenadores de Cursos de Especialização, os Professores Marco Antonio Ferreira, José Luis Dalto e Paulo Sérgio de Camargo Filho, apresentaram dificuldades encontradas na gestão financeira dos Cursos, relataram os desafios enfrentados para a continuidade da oferta, bem a conclusão de turmas no formato atualmente proposto pela Instituição. Pensando em soluções para desburocratizar e potencializar todo o processo de oferta e implantação de novos Cursos, os docentes apresentaram sugestões de melhoria que poderão viabilizar não só o estabelecimento de parcerias com outras Instituições, mas ampliar o alcance efetivo do público-alvo. Uma das propostas foi a implantação de uma política de comunicação mais ampla sobre os Cursos, com a intensificação de divulgação via mídias sociais e promoção de ações de orientação e capacitação dos docentes no uso dessas ferramentas.

Encerrando o período da manhã, os Coordenadores dos Cursos de Mestrado, os Professores Felipe La Porta (PPGCEM), Juliana Feijó de Souza Daniel (PPGEA), Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa (PPGMAT), Margarida Masami Yamaguchi (PPGTAL) e Paulo Sérgio de Camargo Filho (PPGEN), também foram ouvidos, e tiveram a oportunidade de relatar suas demandas, prioridades e perspectivas no contexto dos planejamentos estratégicos dos seus respectivos Programas. Os Coordenadores focalizaram nas questões que têm impacto direto no desenvolvimento, expansão e consolidação dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional.

A Supervisora do Laboratório Multiusuário, Profa.  Lyssa Setsuko Sakanaka, abriu a pauta da reunião no período da tarde, explanando sobre a estrutura atual do LabMult e o plano idealizado pela gestão do campus e sua equipe para ampliação dos serviços prestados. Segundo a Profa. Lyssa Sakanaka, a proposta é estreitar as relações entre os LabMultis de todos os Campi da UTFPR, explorando de modo eficiente as redes sociais para a divulgação das potencialidades de cada equipamento existente, incluindo o rol de análises que eles realizam na prestação de serviço para Instituições ou Empresas, principalmente aquelas instaladas na nossa região metropolitana. Na sequência, o Presidente do Centro de Pesquisa e Inovação Campus, Prof. Marcos Jeronimo Goroski Rambalducci, fez uma breve apresentação sobre o Centro, trazendo informações sobre a sua origem, infraestruturas física e administrativa, bem como sobre as intenções e possibilidades de futuras parcerias/cooperações técnicas, as quais tendem a agregar positivamente à formação dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como coloca a Universidade a serviço da sociedade.

No final do dia, a Comitiva foi convidada a conhecer as instalações físicas da Central de Laboratórios de Pesquisa (Bloco L), do Centro de Pesquisa e Inovação (Bloco D) e do LabMult. De acordo com o Prof. Edson Fontes, a visita da PROPPG  foi muito produtiva e pertinente, haja vista a percepção in loco da aplicação das políticas de desenvolvimento das atividades de pesquisa e Pós-Graduação no Campus Londrina. O Dirigente se revelou esperançoso ao declarar “Toda a comitiva da PROPPG se mostrou sensível às nossas colocações. Almejamos sensibilizá-los ainda mais para a importância da manutenção do investimento em políticas estruturais como o desenvolvimento e consolidação dos nossos Grupos de Pesquisa, Laboratório Multiusuário, Cursos de Especialização, Programas de Pós-Graduação MultiCampi e Centro de Pesquisa e Inovação. Temos profissionais muito qualificados, com expertises que permitem propor e orientar atividades de pesquisa na direção da resolução dos problemas demandados pelo setor produtivo que não dispor de profissionais ou departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento. Precisamos estar estruturados e organizados internamente para permitirmos que essa interação com a Sociedade ocorra de forma eficiente, produtiva e inovadora. Nesse aspecto, a atuação conjunta com a PROPPG é essencial para o nosso sucesso”, destacou.