Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Visita Técnica Internacional

Visita Técnica Internacional

Professor do PPGEA realiza Visita Técnica in loco aos Parceiros do Consórcio RainSolutions
publicado: 12/12/2022 15h15 última modificação: 12/12/2022 15h15

O Prof. Jorge Alberto Martins, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), da UTFPR Campus Apucarana e Londrina, acompanhado pelos professores Alessandro Bovo e Marcos Rambalducci, está em visita técnica aos parceiros do consórcio “Research-based Assessment of Integrated approaches to Nature-based SOLUTIONS (RainSolutions)”, do qual ele faz parte e os dois professores acompanhantes são colaboradores.

O referido Consórcio, que é liderado pela Universidade de Lund (Suécia) e composto por pesquisadores do Brasil, Noruega, Estônia, Irlanda, Holanda, Espanha e África do Sul, visa desenvolver uma estrutura integrada de metodologias para a restauração e reabilitação de sistemas urbanos de recursos hídricos a partir de soluções baseadas na natureza (NBS). Os recursos são advindos do edital Water JPI 2018 Joint Call: Closing the water cycle gap (http://www.waterjpi.eu/joint-calls) e da Fundação Araucária.

Na oportunidade, o docente está apresentando os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos Ronaldo, Pâmela, Priscila, Adriano, Audrey e Luiza, para o caso de estudo brasileiro no consórcio: o Lago Igapó em Londrina, focando especificamente no levantamento de dados referente a hidrologia da bacia do Ribeirão Cambé, nos meios e procedimentos para a construção de indicadores de qualidade da água, bem como as possíveis soluções voltadas para a redução do escoamento superficial e retenção da poluição difusa.

A programação, que teve início no dia primeiro deste mês, segue até a próxima quarta-feira, dia 14, e contempla visitas aos parceiros da Irlanda, Holanda, Hungria e Suécia.

Na Irlanda, a equipe conheceu as soluções implantadas nas imediações de Dublin, para a drenagem urbana e para o tratamento de água e efluentes (ICW - Integrated Constructed Wetlands), desenvolvidos pela empresa VESI Enviramental. Além disso, a equipe esteve na empresa de mineração Roadstone, local em que o sistema implantado permitiu um alto volume de tratamento e limites rígidos para as concentrações de poluentes, da água oriunda do processamento de rochas graníticas e basálticas em brita para a construção civil.

Ainda na Irlanda, os pesquisadores visitaram o Dodder Valley Park, que teve recentemente instalado um sistema ICW de gestão de águas fluviais e o Kilbogget Park, que conta com um tratamento total das águas residuais geradas a partir de um santuário de animais e clínica veterinária - Dublin Society for Prevention of Cruelty to Animals (DSPCA).

Na Holanda, a visita se concentrou no grupo de Engenharia de Sistemas Urbanos, liderado pelo Dr. Wei-Shan Chen, da Wageningen University & Research, ocasião em que os resultados de ambas as partes foram apresentados, bem como as possibilidades de continuidade de cooperação após o encerramento do consórcio atual.

No início desta semana, o grupo estará visitando outras instalações e soluções que foram desenvolvidas na Hungria e na Suécia.