Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Webseminários do PPGCEM

Webseminários do PPGCEM

Nanotecnologia e Inteligência Artificial será tema de palestra
publicado: 22/10/2020 12h21 última modificação: 22/10/2020 12h21

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, da UTFPR Câmpus Londrina, promove na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às 16h50, a palestra online intitulada “Nanotecnologia e Inteligência artificial”, que será proferida pelo Prof. Osvaldo Novas de Oliveira Junior, da Universidade de São Paulo (USP). A transmissão será feita pela plataforma Google Meet.

O convidado é Doutor em Física pela University of Wales, Bangor, Reino Unido. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). É professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou mais de 580 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 8 pedidos de patentes. Orientou 50 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional, que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível com o processador de texto Word for Windows. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) (2016 a 2020), é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e editor executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e Capes.

Mais informações:

- portal.utfpr.edu.br/ld/ppgcem;