Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Londrina > Workshop

Workshop

PPGCEM promove workshop sobre Nanomateriais e Materiais Funcionais
publicado: 06/03/2018 11h17 última modificação: 23/03/2018 17h22

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), da UTFPR Câmpus Londrina, promove, entre os dias 02 e 04 de maio, o I NanoMatFunc - Workshop Paranaense sobre Nanomateriais e Materiais Funcionais, no Hotel Cristal, em Londrina-PR.

O evento, que contará com palestras, minicursos, mesa-redonda e apresentação de trabalhos orais, é direcionado a pesquisadores, alunos e profissionais de empresas da área de desenvolvimento e aplicação de materiais, tais como: nanomateriais, poliméricos, cerâmicos, metálicos e compósitos.

Está confirmada a presença de professores e pesquisadores experientes e renomados na área. O Prof. Antonio Eduardo Martinelli (UFRN) proferirá a palestra de abertura. Os temas “Materiais avançados nas áreas de medicina e biotecnologia”, “Técnicas avançadas para caracterização de nanomateriais e materiais funcionais” e “Eletrostática Química” serão tratados em palestra no segundo dia, respectivamente, pelos professores Rodrigo Lambert Orefice (UFMG), Wido Shreiner (UFPR) e Fernando Galembeck (UNICAMP).

Na programação, também estão previstos minicursos que serão ministrados pelos professores Rosane Soares (UFRGS) e Rafael da Silva (UEM).

O encerramento do evento será marcado pela mesa-redonda “Como aumentar a sinergia entre academia e os arranjos produtivos na área de materiais avançados, que terá como mediador o Prof. Adley Forti Rubira (UEM) e mais três profissionais da área, sendo um da academia e dois da indústria. Além disso, o Prof. Wilson José da Silva (UTFPR), vai proferir a palestra “Aplicação de materiais avançados nas áreas de energia e ambiental”.

A submissão de trabalhos poderá ser feita até 03 de abril.

O valor da taxa de inscrição é R$ 50,00 (estudante de graduação e pós-graduação) e R$ 80,00 (pesquisador, professor e profissional da indústria). Confira a programação completa e mais informações na página do evento: www.nanomatfunc.org.