Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Abertas inscrições para o Prêmio UTFPR de Teses e Dissertações

Abertas inscrições para o Prêmio UTFPR de Teses e Dissertações

publicado: 02/06/2023 09h28 última modificação: 02/06/2023 09h28

A UTFPR realiza a segunda edição do Prêmio para teses de doutorado, dissertações de mestrado profissional e dissertações de mestrado acadêmico.

Cada programa deve indicar o melhor trabalho por curso à premiação, por meio de, no mínimo, três votos da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa (Caap) ou de Bolsas.

A inscrição deve ser feita até 7 de julho pelo coordenador do programa de pós-graduação (PPG). Basta acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e abrir o processo ‘Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos’, com a especificação ‘II Prêmio UTFPR – sigla do PPG’, para a Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG) do campus, para ciência e encaminhamento a Pró-reitoria (PROPPG).

O trabalho deve estar relacionado à área temática, de acordo com as categorias de avaliação da Capes, podendo ser: Ciências Exatas e da Terra & Multidisciplinar; Humanidades & Ciências da Vida; e Engenharias.

Para concorrer, é necessário fazer o registro e manter os dados atualizados na Plataforma Sucupira, no Sistema Acadêmico da UTFPR e no Repositório Institucional (RIUT). A defesa deve ter ocorrido no Brasil, em 2021 ou 2022, em um programa de pós-graduação da Universidade. Também é preciso cumprir os critérios de: originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade, quantidade e impacto de produção acadêmica; metodologia, redação, estrutura e organização de texto.

Devem estar anexos ao processo: a ata de reunião da comissão com número de trabalhos inscritos, indicação dos selecionados e critérios/pontuação e assinatura dos membros; o resumo do trabalho em até três páginas, com autor, orientador, coorientador, título, PPG e link do PDF disponível no RIUT; e produtos decorrentes em PDF, como artigos e/ou livros aceitos ou publicados, como autor principal.

Até 15 de setembro, vão ser divulgados os selecionados por área temática. Já, no dia 5 de outubro, acontece a sessão pública de defesa dos trabalhos durante reunião ordinária do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação. Cada apresentação dos autores deve ter até 10 minutos, com 15 minutos para arguição pelos avaliadores.

No dia 26 de outubro, é realizada a cerimônia do Prêmio, com a entrega do certificado ao autor, com referência ao orientador e coorientador e ao PPG; e também do Grande Prêmio para dar o certificado ao autor e outro para ser outorgado ao orientador, ao coorientador e ao PPG.

Confira os detalhes no edital da PROPPG.