Notícias
Acadêmica do campus se destaca na canoagem internacional
DESTAQUE
Daniela Sofia, acadêmica do 2º período do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus Medianeira, traz, em seu currículo, muitos cálculos, competições e conquistas.
A sua trajetória no esporte inicia em 2014, quando, aos 9 anos de idade, ingressou no Projeto Social Desportivo Meninos do Lago de Canoagem, patrocinado pela Itaipu Binacional.
A decisão foi tomada por seu pai, ao assistir a uma reportagem na televisão sobre o Projeto. Preocupado com a dificuldade de adaptação de seus filhos com a mudança da cidade de Matelândia para a ‘cidade grande’ de Foz do Iguaçu, buscou associar o esporte ao desenvolvimento dos estudos e assim, ocupar o tempo de seus filhos de forma saudável.
Já nos primeiros contatos com canoagem, Daniela se apaixonou pelo esporte e, com o passar do tempo, começou a participar de campeonatos regionais e, progressivamente, competições nacionais e internacionais.
Somente neste ano (2023), a atleta representou o Brasil em dois campeonatos internacionais, classificando-se entre as três melhores atletas do continente americano nas categorias C1, K1 e slalom cross.
No campeonato sul-americano de 2023, sediado pela cidade de Los Queñes (romeral), Chile, Daniela brilhou no pódio ao conquistar duas medalhas de ouro nas categorias canoa e slalom cross feminino junior.
Além desses, Daniela coleciona inúmeros títulos conquistados durante 9 anos de dedicação à canoagem, dentre os quais, destacamos:
- 9 vezes campeã brasileira nas categorias K1 feminino e C1 feminino;
- Tricampeã brasileira de canoagem slalom cross;
- Bicampeã Sul-americana na C1feminino;
- Vice-campeã sul-americana no K1 feminino junior;
- Campeã sul-americana slalom cross;
- Vice Campeã panamericana na C1 feminino júnior e slalom cross; e
- 3º lugar Panamericano de K1 feminino junior.