Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Acadêmica do campus se destaca na canoagem internacional
conteúdo

Notícias

Acadêmica do campus se destaca na canoagem internacional

DESTAQUE

publicado: 13/12/2023 15h09 última modificação: 13/12/2023 16h02

Daniela Sofia, acadêmica do 2º período do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus Medianeira, traz, em seu currículo, muitos cálculos, competições e conquistas.

A sua trajetória no esporte inicia em 2014, quando, aos 9 anos de idade, ingressou no Projeto Social Desportivo Meninos do Lago de Canoagem, patrocinado pela Itaipu Binacional.

A decisão foi tomada por seu pai, ao assistir a uma reportagem na televisão sobre o Projeto. Preocupado com a dificuldade de adaptação de seus filhos com a mudança da cidade de Matelândia para a ‘cidade grande’ de Foz do Iguaçu, buscou associar o esporte ao desenvolvimento dos estudos e assim, ocupar o tempo de seus filhos de forma saudável. 

Já nos primeiros contatos com canoagem, Daniela se apaixonou pelo esporte e, com o passar do tempo, começou a participar de campeonatos regionais e, progressivamente, competições nacionais e internacionais.

Somente neste ano (2023), a atleta representou o Brasil em dois campeonatos internacionais, classificando-se entre as três melhores atletas do continente americano nas categorias C1, K1 e slalom cross.

No campeonato sul-americano de 2023, sediado pela cidade de Los Queñes (romeral), Chile, Daniela brilhou no pódio ao conquistar duas medalhas de ouro nas categorias canoa e slalom cross feminino junior.

Além desses, Daniela coleciona inúmeros títulos conquistados durante 9 anos de dedicação à canoagem, dentre os quais, destacamos:

  • 9 vezes campeã brasileira nas categorias K1 feminino e C1 feminino;
  • Tricampeã brasileira de canoagem slalom cross;
  • Bicampeã Sul-americana na C1feminino;
  • Vice-campeã sul-americana no K1 feminino junior;
  • Campeã sul-americana slalom cross;
  • Vice Campeã panamericana na C1 feminino júnior e slalom cross; e
  • 3º lugar Panamericano de K1 feminino junior.