Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Alunos e professores da UTFPR dos campi Medianeira e Pato Branco apresentam inovação na confecção de sensores volumétricos para gases
conteúdo

Notícias

Alunos e professores da UTFPR dos campi Medianeira e Pato Branco apresentam inovação na confecção de sensores volumétricos para gases

PESQUISA E INOVAÇÃO

publicado: 08/02/2022 09h18 última modificação: 10/11/2022 09h56

Parceria entre professores e alunos dos campi de Medianeira e de Pato Branco da UTFPR resultou na elaboração do artigo intitulado Improvements on time-resolved measurement of gas volume production in laboratories bench systems, publicado no dia 15 de janeiro de 2022, no periódico Flow Measurement and Instrumentation.

Nesse trabalho, os autores inovaram na simplificação e redução de custos para confecção de sensores volumétricos de gases, produzidos por sistemas biológicos e em escala laboratorial. Essa inovação se dá, principalmente, pela substituição do vidro, tradicionalmente utilizado, por acrílico na construção do corpo o sensor.  Nesse tipo de sensor, o volume de gás produzido é determinado pela contagem do número de bolhas, geradas pela passagem do gás por um tubo em forma de U, contendo água ou solução ácida em seu interior. Ao passar pelo tubo em U, a bolha é “percebida” por um sensor capacitivo, que envia um sinal elétrico para um computador de placa única (Raspberry pi). O sistema de aquisição de dados é responsável por armazenar as informações do volume de gás, a taxa de produção em função do tempo e apresentar essas informações para o usuário, que pode ser feito remotamente por acesso via internet.

Segundo Leandro Herculano, coautor do artigo e professor do Departamento de Física da UTFPR Medianeira, a confecção do sensor utilizando vidro fornece um equipamento frágil, em termos de impacto mecânico, necessita de mão de obra extremamente especializa e escassa. Por outro lado, a substituição do vidro por chapas de acrílico, cortadas por uma máquina de corte a laser, no formato desejado, permite reduzir o custo e simplificar a construção desse tipo de sensor. Esse corte pode ser realizado em empresas de comunicação visual ou que trabalham com materiais acrílicos. Essa inovação desperta grande interesse por pesquisadores que estudam os processos biológicos dirigidos à produção de gás, como por exemplo, na produção de biogás.

Participaram deste trabalho os alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica da UTFPR Campus Medianeira, Bruno F. Maihach e Jailson N. da Silva, os professores Leandro Herculano (Departamento de Física do Campus Medianeira da UTFPR), Laercio M. Frare (Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais Campus Medianeira da UTFPR), Alex L. Guedes (Departamento de Engenharia Elétrica Campus Medianeira da UTFPR), Eliane Colla (Departamento de Alimentos Campus Medianeira da UTFPR) e Marcos Belançon (Departamento de Física Campus Pato Branco da UTFPR).

O artigo completo pode ser acessado, via internet, até o dia 12/03/2022, pelo link: https://authors.elsevier.com/a/1eSWv3PHoaMaaW.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail leandroh@utfpr.edu.br