Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Campus comemora Dia Nacional da Matemática

Campus comemora Dia Nacional da Matemática

publicado: 10/05/2022 09h44 última modificação: 10/11/2022 09h30

Na última sexta-feira (06), o Campus Medianeira da UTFPR foi palco da Comemoração do Dia Nacional da Matemática.

O evento, coordenado pela professora Franciele B.F. Kestring, atuante no Departamento de Matemática da universidade, buscou proporcionar, aos alunos visitantes, a interação com situações cotidianas que envolvem cálculos matemáticos, em suas formas mais simples e, até por vezes, não identificadas.

Oriundos da Escola Municipal Carlos Lacerda e do Colégio Tancredo Neves, ambos localizados no Parque Independência, os alunos tiveram oportunidade de participar de jogos de raciocínio lógico, cálculos matemáticos, jogos de espelhos planos e, a maior atração, o tabuleiro de xadrez gigante.

Também foram apresentados projetos que estão sendo desenvolvidos por professores e acadêmicos da instituição, tais como o Projeto Matemática e Vida (em andamento e aberto à comunidade externa) e o Cursinho Apolo, que oferece aulas diárias preparatórias para Enem e vestibulares.

O Departamento de Física envolveu os visitantes ao materializar conceitos da disciplina, por meio de experiências que foram realizadas pelos alunos, sempre acompanhados e orientados por professores e acadêmicos voluntários.

Segundo Franciele, a intensa participação de mais de 200 alunos demonstra como a Matemática se apresenta como uma disciplina que, além de interessante, pode ser divertida e dinâmica e, assim, mais facilmente apreendida. “Os desafios propostos e realizados ao longo do dia pelos participantes comprovam sua importância em nossa vida diária”, conclui a professora.

O evento contou com o apoio do SESC Medianeira, voluntários acadêmicos, professores e monitores da universidade.