Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Campus e Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito discutem projeto de acolhimento a refugiados
conteúdo

Notícias

Campus e Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito discutem projeto de acolhimento a refugiados

Relações Internacionais

publicado: 17/10/2023 15h23 última modificação: 17/10/2023 15h23

Na manhã de 10 de outubro, um encontro, via zoom, promovido por representantes do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - Woccu), reuniu o Sr. MANFRED ALFONSO DASENBROCK, Diretor do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito e Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ; RAFAL MATUSIAK, Presidente/CEO da National Association of Cooperative Savings and Credit Unions (NACSU) da Polônia e do Comitê de Refugiados da  Woccu; GISELE GOMES, integrante do Conselho Consultivo de Jovens Líderes Cooperativistas do Woccu; MARILETE TEREZINHA DE MARCO, atuante na Assessoria de Comunicação do Campus Medianeira e a professora ucraniana SVITLANA GERASIMENKO, Departamento de Física do Campus Medianeira, para discutir práticas capazes de contribuir para o incremento da qualidade de vida dos refugiados de guerra, nos países acolhedores.

O interesse do Woccu e do Comitê de Refugiados pela história da professora Svitlana, nasceu a partir do seu acolhimento pelo Campus Medianeira da UTFPR. Dada a sua especialidade, com Doutorado em Astrofísica, Svitlana foi contemplada pelo Programa de Acolhida aos Cientistas Ucranianos da Fundação Araucária, tornando-se a primeira pesquisadora a chegar ao Paraná, no mês de junho/2022, juntamente com seus filhos, para um período de 2 (dois) anos. Desde então, desenvolve pesquisa em sua área de conhecimento, ministra palestras e minicursos em instituições educativas do município de Medianeira e participa do programa The Female Face of Astronomy, que apresenta seminários no canal do YouTube.

Permanecer no Brasil, especificamente em Medianeira, é um dos objetivos de Svitlana. Aliás, sua vinda para o solo brasileiro foi motivada pela possibilidade de viver, juntamente com seus filhos, em um lugar de paz, distante das tragédias de uma guerra sem data para terminar. Aqui, destaca que além das muitas ‘smiling people’ (pessoas sorridentes), encontrou oportunidades de trabalho e de pesquisa na UTFPR, mas também de lazer, vivências culturais, amizades e um lindo céu para observar estrelas, objeto de sua pesquisa.

Segundo Manfred, com a professora Svitlana, o Conselho Mundial de Cooperativas encontra uma história inspiradora como modelo de ação e superação, que motivou um projeto cujos alinhamentos iniciais serão apresentados no evento do Woccu International Credit Union Day 2023, que acontece em Madison, Wisconsin, Estados Unidos, na quarta-feira (18).

Os próximos passos da professora e de outros refugiados são ainda incertos. Enquanto isso, o Comitê de Refugiados se propõe a articular lições sobre educação financeira, tema deveras importante àqueles que, distante de seus países de origem, precisam aprender desde a conversão da moeda até a compreensão de valores e custos oriundos de produtos e serviços contratados, bem como organizar sua contingência pessoal a fim de provisionar uma gestão financeira mais próspera e equilibrada.

Sobre o Woccu

O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito atua para promover a inclusão financeira por meio das cooperativas de crédito, comprometendo-se com a advocacia, o desenvolvimento e a educação internacional, bem como uma rede de relacionamento que capacita populações vulneráveis ao promover comunidades mais resilientes e igualitárias.

As associações membros do Woccu respondem por aproximadamente 88 mil cooperativas de crédito em 118 países com mais de 394 milhões de associados em todo o mundo (Fonte: https://www.sicredidexis.com.br/)