Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > CAMPUS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVEM PROJETO AMBIENTAL

CAMPUS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVEM PROJETO AMBIENTAL

publicado: 06/07/2023 09h22 última modificação: 06/07/2023 09h22

Em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Medianeira e ministrado pelas docentes Marcia Antonia Bartolomeu Agustini e Cristhiane Rohde do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais do Campus Medianeira, o projeto de extensão Experiências em Educação Ambiental na Escola”, atendeu cerca de 70 professoras que atuam na educação básica da rede municipal de Medianeira e teve o objetivo de fornecer formação continuada em Educação Ambiental.

O projeto teve duração de 1 ano e foi realizado presencialmente nas dependências do campus, por meio de aulas teóricas e práticas que abordavam diferentes eixos temáticos dentro da Educação Ambiental.

O projeto surgiu da necessidade de uma formação continuada capaz de subsidiar práticas docentes na inserção de temáticas ambientais no currículo escolar, para que os alunos percebam e compreendam as degradações sofridas na natureza, permitindo uma formação consciente e crítica diante de tantas alterações no meio.

Durante os encontros foram propiciados saberes teóricos e foram realizadas aulas práticas para cada um dos temas abordados para os diferentes níveis de ensino (educação infantil e ensino fundamental I); estimulou-se hábitos sustentáveis entre toda a comunidade das escolas municipais e, ao final dos encontros, material didático na forma de um e-book, foi disponibilizado à todos os participantes, contendo todos os experimentos práticos realizados.

Ainda, promoveu-se a integração entre o ensino e a extensão, com a formação continuada dos acadêmicos da UTFPR envolvidos com o projeto (Ana Carolina Sandi Kaiser; Ana Rafaela Vesaro; Ana Flávia dos Santos Machado; Ana Carolina Novais Pacheco; e Eric Matte.

A abordagem dos conteúdos teóricos e práticos de Ciências, relacionados com o cotidiano do aluno, auxiliarão os professores na inserção de novas práticas e recursos didáticos, visando melhorar o interesse e a aprendizagem do aluno na disciplina.

O foco na Educação Ambiental contribui para o processo de formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o meio em vivem e com o estilo de vida adotado, auxiliando na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente. Também contribui para a formação de multiplicadores de conhecimento e na sensibilização de pessoas não envolvidas diretamente com o projeto.