Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > CAMPUS MEDIANEIRA PARTICIPA DO HACKATHON COPEL 2022

CAMPUS MEDIANEIRA PARTICIPA DO HACKATHON COPEL 2022

publicado: 30/11/2022 09h39 última modificação: 30/11/2022 09h39

Durante o Hackathon Copel 2022, que aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês, em Curitiba, na sede do Instituto de Engenharia do Paraná, quatro equipes, representaram o Campus Medianeira da UTFPR,.

O Hackathon é um evento que propõe a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e de ações entre os envolvidos, com benefícios para as organizações e para as equipes participantes, buscando integração com as Universidades Paranaenses e a produção de soluções inovadoras em benefício da sociedade.

Nesta edição, o desafio proposto pela Copel objetivou à expansão das redes elétricas inteligentes, com programação de 36 horas contínuas, período no qual foram desenvolvidas que buscam melhorar os serviços da Copel, ampliar o número de aparelhos conectados e utilizar as funcionalidades do Smart Grid.

Antes da realização do evento, os inscritos receberam capacitação online para conhecer as quatro trilhas propostas ao desenvolvimento de soluções, todas ligadas à recente expansão das redes elétricas inteligentes da Copel.

Participaram do Hackathon 2022, acadêmicos de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Maringá, Medianeira, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo.

A equipe vencedora terá a oportunidade de estagiar na Copel e participar da implantação do projeto proposto.

Sobre a Rede Elétrica Inteligente

O Programa Rede Elétrica Inteligente teve início em abril de 2021, na região Sudoeste do Paraná, quando os medidores antigos foram substituídos por equipamentos inteligentes em residências, indústrias e empresas urbanas e rurais. Em 2022, o programa atingiu a marca de 462 mil medidores implantados, com investimentos que somam R$ 252 milhões em atualização tecnológica. Maior programa do gênero em execução no país, ele tem como objetivo modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado.