Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Medianeira > Campus promove Oficina de Grafite no Bosque da UTFPR

Campus promove Oficina de Grafite no Bosque da UTFPR

Arte e Meio-Ambiente

publicado: 24/05/2023 10h48 última modificação: 24/05/2023 10h48

No mês de maio, aconteceu a Oficina de Grafite no Bosque da UTFPR, com o propósito de reunir acadêmicos do campus, professores e comunidade externa para promover o embelezamento estético do canteiro, no qual será implantado o jardim sensorial, o qual é feito com diferentes plantas com características distintas, para estimular outros sentidos que não só a visão, sendo considerada, como uma ferramenta de inclusão social de pessoas com diversos tipos de necessidades especiais.

O Bosque, situado nas proximidades do Campus Medianeira, é um pequeno fragmento urbano de Floresta Estacional Semidecidual, com área de 5500m2, que, dada a sua característica, interfere na qualidade de vida dos seres por meio das funções sociais, ecológicas, estéticas e educativas, que elas exercem para amenização das consequências negativas da urbanização. Logo, priorizar áreas verdes dentro de centros urbanos é de fundamental importância para a qualidade ambiental da população do seu entorno.

Segundo a professora Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, atuante no Departamento Acadêmico Ambiental do campus e coordenadora da Oficina, em um estudo recente no Bosque foram identificadas e medidas 353 árvores de 60 espécies, pertencentes a 26 famílias botânicas, números que demonstram a riqueza da fauna e flora locais.

É neste reduto ecológico que, juntamente com os professores Carla Daniela Câmara (Departamento Ambiental) e professor Everton Coimbra de Araújo (Departamento de Computação), Larissa desenvolve o projeto de extensão Natureza, Tecnologia e Sensações: Educação Ambiental no Bosque da UTFPR. Uma das etapas objetivou a implementação da trilha interpretativa para visitação e estudos de alunos do município de Medianeira, constituindo-se um ambiente favorável à sensibilização ambiental pela realização de atividades da Educação ambiental. Além da trilha, a professora anuncia que um aplicativo educativo também está em processo de desenvolvimento.

Alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Licenciatura em Química participaram da oficina que foi ministrada pelo professor de artes e grafiteiro Alison Delziovo.

Essa oficina foi patrocinada pela Itaipu Binacional, por meio da parceria feita com os municípios Lindeiros (Convênio Linha Ecológica) ao lado de Itaipu. O município de Medianeira faz parte deste convênio e executa atividades de educação ambiental por meio dos seus gestores municipais de educação ambiental (Gmeas) no qual a professora Larissa Sabbi faz parte.