Notícias
Campus promove visita aos colégios do município e região
Relações educacionais
Com o propósito de promover a aproximação entre a universidade e a comunidade escolar, foi empreendida uma jornada de visita institucional dirigida aos Colégios Estaduais localizados em Medianeira e região.
Durante dois meses, Carina Barth Malacarne (Assessoria de Cerimonial e Eventos) e Marilete Terezinha De Marco (Assessoria de Comunicação) visitaram 23 (vinte e três) colégios localizados nos municípios de Medianeira, Serranópolis, Jardinópolis, Missal (Portão do Ocoy e Maralúcia), Santa Helena (Moreninha e São Roque), Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia (Agrocafeeira, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Céu Azul, que juntos, somam o universo de aproximadamente 14 mil alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Aos gestores das instituições visitadas foram apresentados os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) ofertados pelo campus, explicitadas as formas de ingresso de futuros alunos, o programa de assistência estudantil e de dupla diplomação, a participação em projetos de extensão e o detalhamento dos benefícios concedidos aos acadêmicos que optam por estudar na UTFPR, instituição pública federal centenária, que prima pela excelência do ensino.
Um dos principais pontos da jornada envolveu a escuta atenta de gestores, coordenadores e pedagogos, que apontaram necessidades e anseios dos colégios e possível contribuição da universidade na solução desses assuntos.
Segundo Carina, é muito importante a participação da universidade junto às escolas estaduais por meio do desenvolvimento de projetos, bem como a divulgação feita e o esclarecimento das oportunidades que a instituição oferece, como a extensão e a pesquisa na formação profissional dos acadêmicos que estudam no campus.
De acordo com Marilete, a extensa jornada tornou-se uma valorosa oportunidade para, além de estabelecer contatos e parcerias educativas entre a universidade e os colégios, promover a escuta atenta das necessidades e carências humanas existentes no espaço escolar, reveladas pelas vozes de gestores, coordenadores e pedagogos. A partir dessas questões, a UTFPR pode colocar-se a serviço para responder aos anseios expostos, cumprindo com a sua função social ao dispor à sociedade, projetos e ações capazes de melhorar a vida humana.